Administração Gestão de Pessoas

José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.

Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta no que se refere aos fatores afetivos no trabalho.

  • A.

    José Carlos demonstra claramente baixo envolvimento com a carreira, que é uma das dimensões da motivação profissional.

  • B.

    A situação apresentada evidencia que José Carlos tem uma percepção errada da relação de trabalho com seus colegas e do clima organizacional.

  • C.

    No caso em questão, há indícios de que José Carlos está com baixa satisfação no trabalho, menor comprometimento organizacional afetivo e com esgotamento em relação à atividade que exerce.

  • D.

    Na situação apresentada, há indicadores de que José Carlos vivencia uma síndrome de exaustão no trabalho, em função da falta de apoio gerencial para a execução de sua atividade laboral.

  • E.

    A motivação de José Carlos, hoje, é menor que a de dez anos atrás porque ele se tornou mais velho, o que é natural.