Administração Gestão de Pessoas

Determinada empresa de manufatura vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. A sua diretoria, representada pelo presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e encarregou o gerente de recursos humanos, Luís Cláudio, de efetivar as demissões. Luís Cláudio, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Luís Cláudio decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão.

A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.

  • A.

    Os termos critérios ou indicadores na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao ciclo de avaliação.

  • B.

    A situação descrita retrata o uso adequado da avaliação de desempenho, pois a demissão fundamentada de empregados minimiza a percepção de injustiça.

  • C.

    A avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório, discute objetivos e planeja ações para melhorar os níveis de produtividade do empregado.

  • D.

    Os dados acerca do desempenho no trabalho servem para aferir os níveis de produtividade organizacional quando são concebidos como somatório.

  • E.

    Os resultados da avaliação de desempenho não devem ser usados para fins de demissão de funcionários, o que desvirtua a filosofia da avaliação.