Administração Gestão de Pessoas

A ação de planejamento pode ser caracterizada pela definição de horizontes de atuação, de objetivos de curto, médio e longo prazos e de trajetórias eficientes de ação. No que se refere ao planejamento estratégico de recursos humanos no setor público, assinale a opção correta.

  • A.

    A priorização de aspectos orçamentários e contábeis e a fragmentação de políticas e de recursos podem ser consideradas limitações típicas do planejamento estratégico de recursos humanos.

  • B.

    A análise ambiental, por meio da definição de cenários ou análises comparativas, deve abranger a maior quantidade possível de variáveis sociais, políticas, tecnológicas e econômicas.

  • C.

    Para que não sofra interferência da ocupação política de cargos e funções, o planejamento de recursos humanos no setor público deve ser dissociado de planos governamentais.

  • D.

    O planejamento estratégico de recursos humanos pressupõe a definição de resultados certeiros e precisos que permitam a devida revisão das políticas e práticas de gestão de pessoas.

  • E.

    O clima organizacional, a estrutura de capital humano e o nível de dependência financeira da organização pública em relação a outras organizações caracterizam os aspectos endógenos a serem considerados em planejamentos de recursos humanos.