Administração Gestão de Pessoas

As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Existiam patrocínios de estudos acadêmicos, havendo uma valorização de novas posturas de comando. Diga-se que não era propriamente resultado da sensibilidade patronal daquela época. Sempre foram, como ainda são hoje, investimentos interessantes do ponto de vista da imagem da empresa e do seu marketing político.

Neste cenário, a área de gestão de pessoas começou a surgir, a partir do desenvolvimento dos processos, métodos e normas de trabalho, o interesse no estudo de alguns fenômenos observados no campo da psicologia organizacional e da sociedade no trabalho, principalmente, no que tange ao comportamento do homem.

Dentro do contexto das mudanças houve a evolução da área de gestão de pessoas, que se caracteriza por:

  • A.

    fase contábil, fase legal, fase tecnicista, fase administrativa e fase estratégica.

  • B.

    planejar, dirigir, controlar, organizar e coordenar.

  • C.

    planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento organizacional e planejamento operacional.

  • D.

    provisão, planejamento, avaliação e desempenho.

  • E.

    treinamento, qualidade de vida, desenvolvimento e recrutamento.