Administração Gestão de Pessoas

Marque V se a frase for verdadeira e F se for falsa.

( ) Considera-se assédio moral um tipo de coerção de caráter singularmente sexual praticada por uma pessoa, geralmente em posição hierárquica superior, em relação à outra no local de trabalho, caracterizando-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade de conotação sexual.

( ) De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), constituem assédio moral atos, insinuações, contatos físicos forçados e convites impertinentes, desde que seja uma condição para manter o emprego ou influencie nas promoções de carreira do assediado ou prejudique o rendimento profissional, humilhando, insultando ou intimidando a vítima.

( ) Considera-se assédio moral a exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e o exercício de suas funções. Essa conduta se manifesta por meio de comportamentos, palavras, atos e gestos que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física e psíquica de uma pessoa, fazendo-a duvidar de si e de sua competência.

( ) O assédio moral pode ocorrer entre colegas de um mesmo nível hierárquico ou até partir de um subordinado em direção a um superior. Em geral, a vítima é isolada do grupo, passando a ser ridicularizada, inferiorizada e desacreditada diante de seus colegas. À medida que as agressões se multiplicam, o assediado é submetido a manobras hostis e a críticas dissimuladas em brincadeiras, piadas ou comentários sarcásticos e degradantes.

Assinale a alternativa que registra, na ordem, as letras que devem preencher os parênteses.
  • A. F, F, V, V.
  • B. F, V, V, V.
  • C. V, F, V, V.
  • D. V, F, F, F.
  • E. F, F, F, V.