Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 952033

Defensoria Pública do Estado de Amazonas - AM (DPE/AM) 2018

Cargo: Analista em Gestão Especializado - Área Biblioteconomia / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Segundo a Gestão do Conhecimento,
  • A. o conhecimento tácito e o conhecimento explícito são entidades separadas.
  • B. a conversão do conhecimento tácito para conhecimento explícito é chamada de combinação.
  • C. a conversão do conhecimento explícito em tácito é chamada de socialização.
  • D. a conversão de conhecimento explícito em conhecimento explícito está intimamente ligada à aprendizagem organizacional.
  • E. a conversão de conhecimento tácito em explícito pressupõe troca de informações explícitas envolvendo o uso de tecnologias da informação.

Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 929921

Tribunal Regional Federal / 1ª Região (TRF 1ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por processos e por projetos e à gestão de contratos, da qualidade e do conhecimento. Caso, em determinado órgão público, as soluções digitais sejam supridas com a contratação de empresas terceirizadas, por não haver, nos quadros do órgão, servidores com conhecimento necessário para esse fim, esse conhecimento será considerado um conhecimento crítico.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 934524

Tribunal Regional Federal / 5ª Região (TRF 5ª) 2017 (2ª edição)

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 55

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A dissonância cognitiva ocorre quando
  • A. duas percepções relevantes entre si estão em conflito.
  • B. três percepções de baixa relevância se mantêm frustradas.
  • C. três percepções de baixa relevância se mantêm racionalizadas.
  • D. há equilíbrio entre as percepções de baixa e alta relevância.
  • E. há ausência de conflito entre as percepções de alta e baixa relevâncias.

Questão 929012

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2017 (2ª edição)

Cargo: Analista Administrativo - Área Administrativa / Questão 70

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O modelo de aprendizagem organizacional, que tem por foco o comportamento, predicando que o mesmo pode ser observado e modificado, não aborda aquisição de conceitos e solução de problemas, mas sim as relações entre os estímulos e as consequências. Esse modelo é conhecido como
  • A. Interativo.
  • B. Empírico.
  • C. Behavorista.
  • D. Reativo.
  • E. Pragmatista.

Questão 729593

Receita Federal (RFB) 2014

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF / Questão 3

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.

II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.

III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.
  • A. Somente II e III estão corretas.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 843602

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 41

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência os conceitos normalmente adotados na gestão do conhecimento, assinale a opção correta.
  • A. Informação corresponde a todo conhecimento que o indivíduo coloque à disposição da organização.
  • B. Conhecimento tácito é o conhecimento comum, passível de ser acessado por todos da organização.
  • C. Os dados podem ser transformados em informação e conhecimento, mas não são elementos brutos.
  • D. Os dados podem ser expressos numericamente.
  • E. Conhecimento não pode ser gerado a partir de informações.

Questão 843603

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 42

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A escola pode ser vista como uma organização e, dessa forma, precisa se adaptar às constantes mudanças do contexto no qual está inserida. Para que isso ocorra, é necessário que ela tenha uma inteligência organizacional. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  • A. A inteligência organizacional independe do indivíduo; ela acontece em função das informações disponibilizadas em diversos processos e sistemas da organização.
  • B. O conhecimento do indivíduo dentro da organização é o que se denomina inteligência organizacional.
  • C. No processo de inteligência organizacional, foca-se exclusivamente o ambiente interno.
  • D. Inteligência organizacional é entendida apenas como um produto dos múltiplos processos da organização.
  • E. Inteligência organizacional é a capacidade de a organização reunir informações e de criar conhecimento atuando de forma efetiva.

Questão 843604

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 43

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Sensoriamento, percepção, interpretação, comportamento adaptativo e memória são subprocessos do processo de inteligência organizacional. A respeito dessas fases, assinale a opção correta.
  • A. Na fase de sensoriamento, a organização altera as estratégias, as estruturas e as regras na memória, de acordo com o conhecimento adquirido.
  • B. Na interpretação, a troca de informações entre as pessoas da organização gera novos significados para a própria organização.
  • C. Percepção refere-se à busca de informações relativas aos ambientes externo e interno da organização, de forma estruturada.
  • D. Comportamento adaptativo, que é expresso formal e informalmente, deriva, necessariamente, das interações da organização com o meio.
  • E. Memória diz respeito tão somente à classificação do conhecimento da organização.