Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 729593

Receita Federal (RFB) 2014

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF / Questão 3

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.

II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.

III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.
  • A. Somente II e III estão corretas.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 812767

Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) 2016

Cargo: Analista - Área Administrador / Questão 45

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O modo como as organizações são capacitadas para criar, adquirir e transferir conhecimentos, foi descrito por Garvin, identificando cinco vias possíveis para a aprendizagem, entre as quais se inclui

I. resolução sistemática de problemas.

II. experiências realizadas por outras organizações.

III. raciocínio sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III.

Questão 812893

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Especialidade: Psicologia / Questão 111

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 779016

Tribunal Regional Eleitoral / Roraima (TRE RR ) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 41

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Nonaka e Takeuchi (1995) afirmam que os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica. Esse processo denomina-se
  • A. Curva de Aprendizagem.
  • B. Espiral do Conhecimento.
  • C. Processo Ensino-Aprendizagem.
  • D. Gestão do Conhecimento Tácito e Explícito.
  • E. Gestão do Conhecimento.

Questão 733877

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) 2014

Cargo: Administrador / Questão 43

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Há 4 modos de conversão do conhecimento. Um desses modos de conversão se dá do conhecimento tácito para o explícito a partir de diálogo e reflexão coletiva significativos e gera como conteúdo um conhecimento conceitual. O modo de conversão descrito é denominado
  • A. combinação
  • B. socialização
  • C. internalização
  • D. semantização
  • E. externalização

Questão 715885

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2014

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Recursos Humanos / Questão 32

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O processo de gestão do conhecimento envolve quatro modos de conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, a saber: socialização, externalização, combinação e internalização.

Na externalização, utiliza(m)-se a(s) seguinte(s) ferramenta( s) criativa(s):

  • A. capacitação a distância
  • B. treinamentos e simulações
  • C. metáfora, analogia e modelo
  • D. interação, observação e imitação
  • E. sistemas de comunicação e banco de dados

Questão 731803

Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) 2014

Cargo: Analista de Gestão - Área Pedagogo / Questão 34

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

“O(A) _______________ organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho, criando certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. O(A) _______________ organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades. O(A) _______________ é o modelo dos pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
  • A. clima / clima / cultura
  • B. clima / cultura / cultura
  • C. cultura / clima / cultura
  • D. cultura / cultura / clima

Questão 731807

Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) 2014

Cargo: Analista de Gestão - Área Pedagogo / Questão 38

Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Nível: Superior

A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu que o planejamento passasse a ser diferente. A percepção da visão e missão da organização, bem como dos seus objetivos estratégicos, aliados ao conhecimento e às tendências do setor de atividade, passam a definir as linhas de aprendizagem que devem ser levadas em consideração. Considerando o exposto, sobre uma nova lógica de aprendizagem organizacional que se apresenta para desenvolver novas aprendizagens, analise.

I. O planejamento de pessoas passou de uma lógica qualitativa que ganha sentido na expressão “que pessoas são necessárias?” ou “que competências são necessárias?” para uma lógica quantitativa, simbolizada na expressão “quantas pessoas são precisas?”

II. Uma nova lógica de aprendizagem organizacional se apresenta para promover o desenvolvimento de aprendizagens no domínio cognitivo do “saber-saber”; no domínio prático do “saber-fazer”, em que se avalia a capacidade para executar um conjunto de processos; no domínio comportamental do “saber-ser” ou “saber-estar” e, por último, o domínio da evolução, da inovação e da aprendizagem que passamos a designar por “saber-evoluir”.

III. O planejamento de aprendizagem na organização envolve um processo de diagnóstico que busca a necessidades de formação e que deve ser entendido como o detectar de lacunas existentes, quer a nível individual como do coletivo, relativo a conhecimentos, competências, capacidades, habilidades e, a partir dessas necessidades, conceber-se-á um plano de formação que permita a diminuição ou, até mesmo, o fim desses estados de carência.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.