Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

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Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 912894

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - RS (DPE/RS) 2017

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Existem diferentes modelos de aprendizagem organizacional comumente apontados pela literatura. Um deles é o modelo behaviorista, cujo foco é
  • A. o domínio da capacidade cognitiva para aquisição de conhecimentos.
  • B. a aquisição de conceitos e a solução de problemas.
  • C. a circulação do conhecimento nos diferentes canais institucionais.
  • D. a resolução sistemática de problemas como forma de apropriação de habilidades.
  • E. o estudo das relações entre o comportamento, os estímulos e as consequências.

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 729593

Receita Federal (RFB) 2014

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF / Questão 3

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.

II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.

III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.
  • A. Somente II e III estão corretas.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 843602

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 41

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência os conceitos normalmente adotados na gestão do conhecimento, assinale a opção correta.
  • A. Informação corresponde a todo conhecimento que o indivíduo coloque à disposição da organização.
  • B. Conhecimento tácito é o conhecimento comum, passível de ser acessado por todos da organização.
  • C. Os dados podem ser transformados em informação e conhecimento, mas não são elementos brutos.
  • D. Os dados podem ser expressos numericamente.
  • E. Conhecimento não pode ser gerado a partir de informações.

Questão 843603

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 42

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A escola pode ser vista como uma organização e, dessa forma, precisa se adaptar às constantes mudanças do contexto no qual está inserida. Para que isso ocorra, é necessário que ela tenha uma inteligência organizacional. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  • A. A inteligência organizacional independe do indivíduo; ela acontece em função das informações disponibilizadas em diversos processos e sistemas da organização.
  • B. O conhecimento do indivíduo dentro da organização é o que se denomina inteligência organizacional.
  • C. No processo de inteligência organizacional, foca-se exclusivamente o ambiente interno.
  • D. Inteligência organizacional é entendida apenas como um produto dos múltiplos processos da organização.
  • E. Inteligência organizacional é a capacidade de a organização reunir informações e de criar conhecimento atuando de forma efetiva.

Questão 843604

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 43

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Sensoriamento, percepção, interpretação, comportamento adaptativo e memória são subprocessos do processo de inteligência organizacional. A respeito dessas fases, assinale a opção correta.
  • A. Na fase de sensoriamento, a organização altera as estratégias, as estruturas e as regras na memória, de acordo com o conhecimento adquirido.
  • B. Na interpretação, a troca de informações entre as pessoas da organização gera novos significados para a própria organização.
  • C. Percepção refere-se à busca de informações relativas aos ambientes externo e interno da organização, de forma estruturada.
  • D. Comportamento adaptativo, que é expresso formal e informalmente, deriva, necessariamente, das interações da organização com o meio.
  • E. Memória diz respeito tão somente à classificação do conhecimento da organização.

Questão 843605

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 44

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O modelo de espiral do conhecimento explica como ocorre a geração do conhecimento por meio de conversões entre tácito e explícito. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.
  • A. Conhecimento explícito refere-se às crenças e suposições que são usadas para entender e descrever a realidade.
  • B. Internalização é o processo de transformar conhecimento explícito em conhecimento cultural.
  • C. Não é possível socializar conhecimento tácito, pois isso implicaria compartilhar experiências pessoais para a solução de problemas.
  • D. Na organização, é impossível gerar novos conhecimentos a partir do processo de combinação de conhecimentos explícitos.
  • E. Transformar o conhecimento tácito em explícito envolve uma ação de externalização, que significa tornar o conhecimento tácito em conceitos explícitos.

Questão 843607

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito das práticas em gestão do conhecimento, assinale a opção correta.
  • A. A gestão de competências, como prática em gestão do conhecimento, auxilia o gestor a definir os conhecimentos e as habilidades necessários para a organização.
  • B. O banco de boas práticas é um repositório de informações acerca da localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e pessoas ou equipes detentoras de determinado conhecimento.
  • C. Os portais são grupos informais, interdisciplinares, de pessoas unidas por um interesse comum.
  • D. Mentoring é uma prática relacionada à busca sistemática das melhores referências internas ou externas para comparação de processos, produtos e serviços da organização, para aumentar a sua efetividade.
  • E. No coaching existem dois atores importantes: o coach e o coache. Tutorado pelo coache, o coach recebe informações e é auxiliado para alcançar seu desenvolvimento profissional.

Questão 843608

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Suporte Pedagógico / Questão 47

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No ambiente escolar, a manutenção da memória organizacional auxilia na gestão e possibilita o resgate de experiências de sucesso. No que se refere a essa prática, assinale a opção correta.
  • A. A memória organizacional é um processo não estruturado, pois são valorizadas as interações informais.
  • B. Story telling não é utilizada para facilitar e manter a memória organizacional, uma vez que ela é considerada uma ação não estruturada.
  • C. A linguagem diferenciada entre os indivíduos da organização potencializa a troca e a geração de conhecimento.
  • D. Memória organizacional é tida como um processo fluido, não só pela seleção e retenção, mas também pela disponibilização do conhecimento organizacional.
  • E. A memória organizacional é entendida unicamente como armazenamento dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na organização.