Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 729593

Receita Federal (RFB) 2014

Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF / Questão 3

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.

I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.

II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.

III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.
  • A. Somente II e III estão corretas.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmativas está correta.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 733877

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) 2014

Cargo: Administrador / Questão 43

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Há 4 modos de conversão do conhecimento. Um desses modos de conversão se dá do conhecimento tácito para o explícito a partir de diálogo e reflexão coletiva significativos e gera como conteúdo um conhecimento conceitual. O modo de conversão descrito é denominado
  • A. combinação
  • B. socialização
  • C. internalização
  • D. semantização
  • E. externalização

Questão 715885

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 2014

Cargo: Analista de Gestão Corporativa - Área Recursos Humanos / Questão 32

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O processo de gestão do conhecimento envolve quatro modos de conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, a saber: socialização, externalização, combinação e internalização.

Na externalização, utiliza(m)-se a(s) seguinte(s) ferramenta( s) criativa(s):

  • A. capacitação a distância
  • B. treinamentos e simulações
  • C. metáfora, analogia e modelo
  • D. interação, observação e imitação
  • E. sistemas de comunicação e banco de dados

Questão 753456

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 75

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão por competência e à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem. No processo de aprendizagem incidental, validado como estratégia de aprendizagem efetiva, enfatiza-se a reflexão da experiência como a única possibilidade de promoção da mudança de comportamento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 723386

Superintendência da Zona Franca de Manaus - AM (Suframa/AM) 2014

Cargo: Engenheiro de Operações / Questão 103

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os itens subsequentes. A reengenharia pode exercer influência sobre os negócios de uma empresa ou sobre os processos utilizados para que seus objetivos sejam alcançados.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 710218

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Psicólogo - Área Organizacional / Questão 107

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho nas organizações, julgue os itens seguintes. Conhecimento organizacional e gestão do conhecimento são abordagens similares na gestão organizacional, visto que evidenciam como o conhecimento ativo é capaz de contribuir diretamente para o desempenho profissional e para a vantagem competitiva.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 709661

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Engenheiro de Produção / Questão 110

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à gestão do conhecimento organizacional, julgue os seguintes itens. Com o auxílio dos sistemas computacionais, os modelos inovadores, que certamente exigem criatividade humana, são manipulados de maneira mais sofisticada e complexa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 709662

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2014 (2ª edição)

Cargo: Engenheiro de Produção / Questão 111

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à gestão do conhecimento organizacional, julgue os seguintes itens. Para criar um ambiente favorável à inovação, que ocorre repentinamente em uma organização, é necessário realizar investimentos de curto prazo.
  • C. Certo
  • E. Errado