Questões de Concurso de Gestão do Conhecimento - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 991009

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 75

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito de gestão do conhecimento. No que se refere à espiral do conhecimento, socialização, externalização, modelagem e feedback são os diferentes modos de conversão do conhecimento.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991010

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito de gestão do conhecimento. Na solução de problemas, o conhecimento tácito é associado ao conhecimento do expert.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991011

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 77

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, a respeito de gestão do conhecimento. Em uma instituição, o conhecimento explícito está relacionado ao capital intangível.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 477106

Companhia do Metropolitano de São Paulo - SP (Metrô/SP) 2012

Cargo: Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Área Administração de Empresas / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Questão 989934

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor de Ensino Básico - Área Gestão / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A fase do processo de criação do conhecimento organizacional em que mais se evidenciam autonomia, intenção organizacional, variedade de requisitos, flutuação e caos criativo, além da redundância, é denominada
  • A. criação de conceitos.
  • B. justificação de conceitos.
  • C. compartilhamento de conhecimento tácito.
  • D. construção de arquétipo.
  • E. prototipação.

Questão 988911

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)

Cargo: Psicólogo - Área Organizacional / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. A mensuração do conhecimento organizacional pode ser efetuada a partir da perspectiva do capital humano, dos clientes e da organização. Ilustram medidas dessas dimensões, respectivamente, os custos de treinamento por colaborador, o índice de satisfação do cliente e o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 988912

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)

Cargo: Psicólogo - Área Organizacional / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 988913

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)

Cargo: Psicólogo - Área Organizacional / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 571634

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012

Cargo: Analista Administrativo / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 969323

Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador Júnior / Questão 61

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O ambiente organizacional tem-se tornado cada vez mais complexo e competitivo, obrigando as empresas a se reposicionarem no mercado, a alterarem suas estruturas, formas de produção e tantas outras variáveis que possibilitam às organizações a consecução de seus objetivos. Porém, para que tudo isso seja possível, é necessário que a empresa tenha estratégias e planos definidos para o desenvolvimento de seus recursos humanos.

Um dos instrumentos que apoiam a gestão da empresa para o desenvolvimento de seus recursos humanos é a(o)

  • A. Gestão do Capital Humano, em que se estabelecem políticas de fidelização para os empregados, estreitando o relacionamento destes através de campanhas que visam à comunicação interna e às políticas de benefícios e incentivos.
  • B. Gestão por competência, que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
  • C. Gestão do Conhecimento, que é o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando assim a disseminação do conhecimento.
  • D. Programa de Recompensas, que se refere ao potencial que a empresa concentra — por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários — para impulsionar o resultado em ganho financeiro.
  • E. Balanced Score Card, que permite à empresa mapear as capacidades existentes na organização, sejam elas técnicas, comportamentais ou conceituais, alocando as pessoas aos cargos que possibilitam seu melhor desempenho.