Administração Comportamento Organizacional Gestão do Conhecimento

O capital intelectual, através da gestão do conhecimento, é uma das vantagens competitivas das organizações contemporâneas. Para entender o processo de gestão do conhecimento, é fundamental identificar os tipos de conhecimentos envolvidos. São eles:

  • A.

    conhecimento explícito é algo pessoal de difícil formalização e comunicação; conhecimento genérico, de fácil processamento, explícito em forma de números e palavras;

  • B.

    conhecimento tácito é algo transmitido eletronicamente e processado por computador; conhecimento explícito, enraizado nas ações e experiências das pessoas, dificilmente compartilhado, mas facilmente comunicável;

  • C.

    conhecimento organizacional, sistemático e formal, facilmente comunicável; conhecimento tácito, facilmente visível e transmissível, expresso em manuais e procedimentos;

  • D.

    conhecimentos sistemáticos; conhecimentos expressos; conhecimentos socializados e conhecimentos distribuídos;

  • E.

    conhecimento tácito é algo de difícil formalização, comunicação e compartilhamento; conhecimento explícito, formal, sistemático e facilmente comunicável.