Administração Comportamento Organizacional Gestão do Conhecimento

Com relação às abordagens que tratam da gestão do conhecimento, assinale como falsas (F) ou verdadeiras (V) as alternativas abaixo.

− Segundo a abordagem de Leonard-Barton, competências essenciais são aquelas que constituem uma fonte de vantagem competitiva para a empresa e que foram construídas ao longo do tempo e dificilmente são imitadas.

− De acordo com Nonaka e Takeuchi, o ciclo criativo do conhecimento compreende quatro dimensões: conhecimentos e habilidades individuais, sistemas físicos, sistemas gerenciais, valores e normas da organização.

− A abordagem de Sveiby trata o conhecimento como um ativo intangível, baseado em dois conceitos centrais: conhecimento tácito e conhecimento explícito.

− Para Nonaka e Takeuchi, o conhecimento é gerado na organização a partir da interação de quatro processos de transmissão de conhecimento: combinação, internalização, socialização e externalização.

− Beckman e Liebowitz propõem que a gestão do conhecimento pode ser conduzida de forma estratégica nas organizações por meio de oito estágios: identificar, capturar, selecionar, armazenar, compartilhar, aplicar, criar e vender conhecimento.

  • A.

    V; F; F; V; V.

  • B.

    V; F; V; F; V.

  • C.

    F; F; V; V; V.

  • D.

    V; V; F; F; V.

  • E.

    F; V; F; V; F.