Administração Comportamento Organizacional Gestão do Conhecimento

A fim de que a gestão do conhecimento seja factível, as organizações devem dispor de uma série de aspectos contextuais que facilitem a aprendizagem individual e coletiva, bem como a transferência entre um e outro nível de análise. Sobre as características desse contexto favorável à criação do conhecimento organizacional, é correto afirmar que:
  • A. A estabilidade organizacional, um processo contínuo e formal de manutenção das premissas de uma organização liderado pela alta administração, é imprescindível a criação de conhecimento em empresas inseridas em contextos de acirrada competição.
  • B. A determinação de objetivos, metas e estratégias organizacionais pode representar um obstáculo à criação do conhecimento organizacional à medida que vincula os processos formais e informais de aprendizagem individual e coletiva às diretrizes da organização.
  • C. A delimitação precisa dos espaços e postos ocupacionais constitui uma condição para a criação de conhecimento organizacional conquanto favorece a sistematização de ideias, sugestões e recomendações sobre as exigências operacionais imediatas dos membros da organização.
  • D. sistematização de ideias, sugestões e recomendações sobre as exigências operacionais imediatas dos membros da organização.
  • E. A fim de que o conhecimento organizacional seja fonte de sustentação dos diferenciais competitivos de uma empresa, equipes de trabalho e indivíduos devem gozar de autonomia a fim de que se motivem para a criação de novos conhecimentos.