Questões de Concurso de Gestão por Competência - Administração

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Questão 709761

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Psicologia do Trabalho / Questão 50

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O modelo de competências de visão abrangente, ilustrado pelo modelo de Dutra (2001), utiliza, como referenciais para organizar as práticas de recursos humanos, competência associada
  • A. a capacidades e entrega, complexidade, espaço ocupacional e agregação de valor.
  • B. a work levels, maturidade profissional, descrição de comportamentos e habilidades.
  • C. a conhecimentos, habilidades e atitudes, experiência prática, orientação ao cliente e potencial.
  • D. a níveis de proficiência, assessment, modelos de sucesso e práticas descritas.
  • E. à habilidade, inventário de proficiência, valores subjacentes e padronização comportamental.

Questão 753453

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão por competência e à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem. A noção de trilhas de aprendizagem integra as dimensões da aprendizagem formal no trabalho para o desenvolvimento de competências, sem extrapolar as especificidades do cargo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 852084

Tribunal Regional Eleitoral / Pernambuco (TRE PE) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em se tratando da gestão por competências, estabelecer as competências organizacionais é fundamental para promover o alinhamento com as competências das pessoas. Nesse contexto, consideram-se competências organizacionais básicas aquelas
  • A. relacionadas com a gestão de recursos financeiros, comerciais e produtivos para a obtenção de melhores resultados.
  • B. apresentadas nas atividades exercidas na organização, inerentes a cada indivíduo.
  • C. necessárias ao funcionamento organizacional, inerentes à estrutura e à organização para a realização do trabalho.
  • D. que retratam o conjunto interdependente de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a realização das tarefas das equipes.
  • E. relativas a clientes e fornecedores, fundamentais para o sucesso da organização.

Questão 580514

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 84

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A gestão por competências, recentemente adotada pelo setor público, via Decreto n.º 5.707/2006, fundamenta-se na premissa de que o desempenho de uma organização é dependente dos recursos controlados por ela e da forma como esses recursos são utilizados, a exemplo dos recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Entre os exemplos de recursos individuais fundamentadores de modelos de gestão por competências, incluem-se excelência operacional, inovação no produto e orientação para clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 844517

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 52

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda implementar mecanismos de gestão por competências, utilizando-se dos conceitos e práticas correspondentes. Nesse contexto, iniciou identificando, a partir dos conhecimentos e habilidades requeridos para cada cargo, as competências necessárias para o seu desempenho e, paralelamente, aquelas efetivamente disponíveis na organização. Tal conduta se mostra
  • A. correta, correspondendo ao denominado mapeamento de competências que aponta as lacunas a serem preenchidas.
  • B. equivocada, já que essa etapa, conhecida como gerenciamento de lacunas, é a fase final da metodologia.
  • C. correta, desde que realizada concomitantemente com a prospecção das competências disponíveis no mercado.
  • D. equivocada, pois a identificação das competências disponíveis é que determina o desenho dos cargos.
  • E. correta, correspondendo ao denominado gerenciamento de escopo, identificando as deficiências a serem superadas.

Questão 845340

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 69

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Uma das etapas relevantes para implementação da gestão por competências consiste no mapeamento de competências. Entre o rol de instrumentos preconizados pela literatura para a realização desse mapeamento se inclui o grupo focal, utilizado
  • A. como sucedâneo das entrevistas individuais, na forma de uma entrevista coletiva onde o entrevistador atua como moderador.
  • B. para substituir a análise documental, tornando mais dinâmico o processo de identificação dos objetivos institucionais.
  • C. como técnica de pesquisa, voltada à identificação das competências relevantes dentro de determinado contexto.
  • D. para identificação das atribuições de cada cargo ou função, constituindo insumo fundamental para identificação das competências propriamente ditas.
  • E. na forma de questionário, para segregar as competências técnicas, apartando-as das comportamentais e situacionais.

Questão 433733

Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) 2011

Cargo: Analista Administrativo - Especialidade: Administrativa / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, relativos à gestão por resultados.

Por meio da gestão por resultados, direcionam-se as ações de recrutamento e seleção, treinamento e gestão de carreira, entre outras, à estratégia da organização, com o objetivo de captar e desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o alcance dos objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 865154

Tribunal Regional Eleitoral / Sergipe (TRE SE) 2015

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A dificuldade na identificação das competências da organização é um dos desafios da gestão por competências no setor público. Sobre as categorias de competências organizacionais, é correto afirmar que as competências
  • A. essenciais estão relacionadas à vida íntima da organização, características fundamentais da estrutura da empresa.
  • B. pessoais envolvem a mobilização dos processos visando a estruturação de cada departamento.
  • C. de gestão referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.
  • D. organizacionais são a base para o sucesso da empresa, corresponde àquilo que cada organização sabe fazer melhor do que ninguém.
  • E. estratégicas simplificam as operações, enfatizando as habilidades técnicas essenciais à cada processo.

Questão 859714

Defensoria Pública do Estado de São Paulo - SP (DPE/SP) 2015

Cargo: Agente de Defensoria Pública - Área Administrador / Questão 57

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Para oferecer um melhor atendimento às demandas dos cidadãos, as organizações públicas têm, dentre outros desafios, o de mapear e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores, alinhando-os às estratégias organizacionais. Esse processo é conhecido como
  • A. Gestão da Mudança.
  • B. Administração por Objetivos.
  • C. Gestão de Resultados.
  • D. Gestão por Competências.
  • E. Empowerment.

Questão 839253

Prefeitura de Presidente Prudente - SP 2016

Cargo: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos / Questão 42

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

A agregação de valor das pessoas constitui uma forma de contribuição efetiva ao patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo-lhe manter suas vantagens competitivas no tempo. Essa afirmação refere-se a uma estreita relação entre
  • A. estratégia organizacional e inovação em produtos.
  • B. conhecimentos e habilidades dos trabalhadores.
  • C. volume de vendas e excelência operacional.
  • D. perfil do cargo e características de seus ocupantes.
  • E. competências individuais e organizacionais.