Administração O&M Gráfico de Processamento

Fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou seqüência de procedimentos e rotinas. Os fluxogramas permitem um tipo de análise diferente do que é proporcionado pelas descrições de funções, pois estas se concentram em posições da estrutura organizacional e em órgãos, enquanto os fluxogramas seguem os passos dos processos e rotinas, acompanhando-os na passagem de um órgão para outro.

Os fluxogramas facilitam o trabalho do analista ao permitir melhor compreensão da rotina administrativa. Portanto, pode-se concluir que os fluxogramas (ou gráficos de organização) servem para

I. estabelecer as atribuições de cada órgão ou cargo, em função de situações e condições do ambiente externo à organização.

II. identificar as relações informais entre as pessoas que trabalham em um mesmo órgão ou unidade administrativa.

III. representar a seqüência de procedimentos e rotinas administrativas e operacionais, isto é, a tramitação dos documentos que circulam intra e inter-órgãos.

IV. identificar os passos dos processos e rotinas e acompanhar o percurso dos documentos e informações entre as unidades organizacionais.

V. estabelecer a estrutura hierárquica dos cargos que compõe cada órgão, bem como apresentar novo arranjo físico dos móveis e dos equipamentos em cada órgão.

Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

  • A.

    somente a proposição II.

  • B.

    somente as proposições III e IV.

  • C.

    somente a proposição V.

  • D.

    somente as proposições I e II.

  • E.

    I, II, III, IV e V.