Administração Logística

O VMI é uma ferramenta logística com a qual o fornecedor, por meio de uma solução automatizada, gerencia o estoque do cliente, acompanhando a demanda e garantindo o ressuprimento conforme a necessidade. Sobre este processo, é INCORERTO afirmar que:

  • A.

    Com o uso dessa ferramenta, clientes e fornecedores obtêm uma grande vantagem competitiva, pois, por meio da troca de informações, podem alinhar sua demanda de estoques a uma real necessidade do mercado, garantindo maior eficiência e redução de custos nas operações de ressuprimento.

  • B.

    O fornecedor poderá programar uma melhor sistemática de entrega de produtos em função das ferramentas de visualização das informações que o sistema disponibiliza, como demanda atual e nível de estoque do cliente. Assim, pode-se programar sua produção em função do consumo de seus clientes e garantir o fornecimento a custos menores e evitar a falta de material.

  • C.

    Essa ferramenta diminui as expectativas do cliente em relação aos níveis de serviço a serem oferecidos, uma vez que o acordo já está firmado.

  • D.

    Após a implementação do sistema VMI, é possível diminuir o número de erros na troca de informações, já que o processo é realizado eletronicamente.

  • E.

    Em linhas gerais, o VMI funciona da seguinte maneira: por meio da implantação de um sistema informatizado, o fornecedor terá acesso às informações de demanda e nível de estoque do cliente regularmente. Em posse desses dados, caberá a ele rever a posição do seu estoque no cliente e fornecer o produto de acordo com níveis pré-estabelecidos. Assim, o fornecedor monitora a informação de vendas e inventário do cliente e, a cada ressuprimento, um certificado é expedido, garantindo a qualidade do produto de acordo com o contrato firmado.