Administração Logística

“(...) O transporte logístico é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço do Cliente. (...) As principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios, o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível” (FLEURY, WANKE, FIGUEIREDO, 2000, p.126).

Na maior parte das indústrias, a atividade de transporte representa um dos elementos mais importantes na composição do custo logístico. Assim, a contratação de serviços de transporte deve buscar eficiência e qualidade com base em relacionamento de parceria.

Considerando que um dos fatores de ganhos em competitividade é selecionar o modal de transporte, é CORRETO afirmar que

  • A. o melhor modal de transporte é aquele que atenda à escolha do vendedor, conforme sua disponibilidade e capacidade produtiva.
  • B. ao escolher o modal de transporte, deve ser considerado o tempo de produção, a urgência de escoamento e, principalmente, a proximidade com portos e pontos de fronteira.
  • C. a escolha do modal de transporte deve ser feita observando-se questões geográficas, obstáculos impostos pela natureza, disponibilidade do serviço de transporte e seus custos.
  • D. os tipos de equipamentos disponíveis na indústria e seu espaço de armazenagem são fatores decisivos para escolha do melhor modal de transporte.