Administração O&M Manuais de Organizações

Os manuais são documentos elaborados dentro da estrutura organizacional com o objetivo de padronizar os procedimentos das diversas áreas/atividades. Desta forma, os autores de O&M dizem que isto pode aperfeiçoar o processo de comunicação, bem como racionalizar os métodos. Os diferentes "tipos de manuais" cumprem objetivos específicos, conforme você verá nas definições a seguir. Assinale a alternativa que tem a definição correta.

  • A.

    O manual de política comunica aos gerentes interessados de todos os níveis as linhas de autoridade de toda a empresa.

  • B.

    O manual de organização comunica as decisões da alta administração aos executivos responsáveis pelos setores operacionais da empresa

  • C.

    O manual de procedimentos coordena os esforços de todos para que sejam atingidos os objetivos gerais da empresa.

  • D.

    O manual de procedimentos veicula instruções corretas aos preparadores das informações para serem processadas por um centro de serviços.

  • E.

    O manual de política documenta a forma como a empresa está organizada e informa as alterações que possam ocorrer.