Questões de Concurso de Mercado - Administração

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Questão 672600

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 30

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional, utilizados na gestão estratégica, assinale a opção correta.

  • A.

    No planejamento operacional, deve ser considerada a decomposição de objetivos, de estratégias e de políticas, com a finalidade de otimizar a organização como um todo.

  • B.

    O planejamento estratégico, dada a sua amplitude, pode ser executado em prazo ampliado, o que lhe confere menor risco em relação ao planejamento tático.

  • C.

    Planejar as metas, os prazos e os recursos para a implantação de um projeto ou o desenvolvimento de uma tarefa dentro de uma organização são funções definidas no planejamento tático.

  • D.

    Planejamentos mercadológico, financeiro e de produção são exemplos de planejamento tático.

  • E.

    Os planejamentos tático e estratégico são de responsabilidade exclusiva dos executivos dos níveis mais altos da organização.

Questão 791522

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2015 (2ª edição)

Cargo: Administrador / Questão 59

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A universidade UNICA, instituição de grande porte, voltada à promoção do ensino, pesquisa e extensão de nível superior, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, planeja uma forma de se preparar para desafios atuais e futuros, decorrentes de alterações nos cenários econômico, social, político e mundial. Em função dessas alterações, algumas decisões já foram tomadas com base em estudos já desenvolvidos nas mais diversas áreas.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A existência de muitas instituições de ensino superior que atuam há muito tempo no mercado, o crescimento lento do setor de ensino superior e a pouca diferenciação nos serviços ofertados são fatores que impedem a entrada de novos concorrentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 797944

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2015

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Analista Superior / Comercial / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca da administração de marketing e da análise do mercado, da concorrência e do consumidor, julgue os itens subsecutivos. O reconhecimento de novas oportunidades de mercado na avaliação ambiental está intrinsecamente relacionado com o ambiente interno da empresa.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 733881

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) 2014

Cargo: Administrador / Questão 47

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Os membros da diretoria de uma empresa do setor industrial começaram a perceber, em função da necessidade de sobrevivência no mercado, que precisavam estar mais atentos ao movimento realizado pelos concorrentes. Um dos membros, entretanto, questionou essa necessidade, já que, até então, a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. Já outro membro da diretoria explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema
  • A. fechado, que se relaciona diretamente com os concorrentes e, por isso, precisa observar seus movimentos.
  • B. linear, que cria o ambiente macroeconômico e estabelece relações com os concorrentes, caso considere necessário.
  • C. aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis existentes no mercado, como concorrentes, fornecedores e clientes, dentre outros.
  • D. centralizado, que precisa ter todos os aspectos internos e externos sob seu controle.
  • E. administrativo, imposto pelo mercado que estabelece os objetivos a serem atingidos.

Questão 640378

Ministério da Integração Nacional (MI) 2013

Cargo: Administrador / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Processos de agregação de pessoas, denominados processos de provisão e suprimento, que incluem o recrutamento e a seleção de pessoas, são utilizados para reunir novas pessoas na organização. Julgue os itens que se seguem, acerca de recrutamento e seleção de pessoas.

Em virtude da inclusão das organizações em sistemas abertos, nos quais há o conceito de stakeholders, o recrutamento interno abrange candidatos que possuem relação direta com a organização, como fornecedores e clientes e os próprios colaboradores internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 671521

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Tecnologista Pleno I - Metrologia / Questão 67

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Os clientes valorizam a manutenção de boa comunicação. São formas de cooperar com os clientes:

  • A.

    permitir o acesso para presenciar qualquer ensaio e/ou calibração realizado.

  • B.

    priorizar as reclamações recebidas, valorizando aquelas de fácil resolução.

  • C.

    interpretar a solicitação partindo somente do ponto de vista técnico.

  • D.

    decidir sobre o método mais adequado independentemente daquele solicitado.

  • E.

    emitir opiniões e interpretações baseadas nos resultados.

Questão 596641

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Comercial / Questão 78

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue os itens a seguir.

O mercado potencial é constituído pelo conjunto de consumidores cujo nível de interesse por determinada oferta seja suficiente, independentemente de que tais consumidores sejam efetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610747

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Gestão Empresarial / Questão 95

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a modelo de negócio, julgue os itens seguintes.

A análise do modelo de mercado é derivada, exclusivamente, da análise do perfil, necessidades e expectativas do consumidor.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 680401

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2013

Cargo: Secretário Executivo / Questão 120

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Ainda com relação à administração de marketing, julgue os itens que se seguem.

Ao analisar os mercados consumidores, as empresas precisam investigar quem faz parte do mercado e o que o mercado compra. De posse dessas informações, a empresa já estará apta a entender como o consumidor toma a sua decisão de compra e a elaborar a sua estratégia de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 789557

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) 2009

Cargo: Analista - Área Administração Geral - Subárea: Processos Organizacionais / Questão 44

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Uma academia de ginástica não previu a tremenda expansão da popularidade que as atividades de musculação alcançariam no segmento da terceira idade. Esse cenário contribuiu para a perda da sua vantagem competitiva no mercado. Como decorrência ela buscou reavaliar a sua estratégia competitiva.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A. A estratégia da academia será de concentração se ela adquirir outra firma cujos produtos e serviços sejam semelhantes.
  • B. Se a academia pretender operar em uma única linha de produtos e serviços, então a estratégia ideal será a de integração vertical.
  • C. Se utilizar a estratégia de diversificação, a academia entrará em um negócio diferente do atual ou diversificará seus produtos e(ou) serviços.
  • D. Se a academia optar pela estratégia de despojamento, significa que ela se unirá com outra empresa, de modo cooperativo, para atingir o objetivo comum de consolidação no mercado.
  • E. Se a academia optar pela aliança estratégica, significa que ela venderá a empresa ou um de seus serviços ou produtos.