Questões de Concurso de Mercado - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 672600

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 30

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional, utilizados na gestão estratégica, assinale a opção correta.

  • A.

    No planejamento operacional, deve ser considerada a decomposição de objetivos, de estratégias e de políticas, com a finalidade de otimizar a organização como um todo.

  • B.

    O planejamento estratégico, dada a sua amplitude, pode ser executado em prazo ampliado, o que lhe confere menor risco em relação ao planejamento tático.

  • C.

    Planejar as metas, os prazos e os recursos para a implantação de um projeto ou o desenvolvimento de uma tarefa dentro de uma organização são funções definidas no planejamento tático.

  • D.

    Planejamentos mercadológico, financeiro e de produção são exemplos de planejamento tático.

  • E.

    Os planejamentos tático e estratégico são de responsabilidade exclusiva dos executivos dos níveis mais altos da organização.

Questão 989909

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor de Ensino Básico - Área Gestão / Questão 25

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Para que se confirme como inovação, é necessário que a mudança tecnológica lançada por uma organização no mercado
  • A. tenha valor de troca e valor de uso.
  • B. tenha valor de uso, ainda que não tenha valor de troca.
  • C. seja qualitativamente melhor que a tecnologia então vigente.
  • D. seja tecnicamente viável, ainda que seja inviável economicamente.
  • E. seja resultado de atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Questão 989995

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário I - Área Administrativa / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao processo administrativo e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue os itens seguintes. A percepção das necessidades do mercado e os métodos pelos quais uma organização pode satisfazê-las devem constar na descrição dos valores organizacionais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 989996

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário I - Área Administrativa / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao processo administrativo e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue os itens seguintes. A estratégia competitiva baseada no fator preço explora a forma com que a empresa se comunica e se relaciona com seu mercado consumidor.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991022

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das técnicas de análise mercadológica e do estabelecimento de estratégias empresariais, julgue os itens seguintes. A matriz de portfólio é conhecida também como matriz BCG.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991023

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 89

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das técnicas de análise mercadológica e do estabelecimento de estratégias empresariais, julgue os itens seguintes. É um equívoco atribuir um papel a cada negócio, produto ou serviço e depois integrar tais papéis a uma estratégia de portfólio.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991025

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 91

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das técnicas de análise mercadológica e do estabelecimento de estratégias empresariais, julgue os itens seguintes. Atualmente, uma empresa pode recorrer a meios embaraçosos, tais como pressão para que seus revendedores e fornecedores ignorem novos concorrentes, se não desejarem perder sua preferência.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991026

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 92

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das técnicas de análise mercadológica e do estabelecimento de estratégias empresariais, julgue os itens seguintes. A inovação na distribuição de produtos pode ser considerada como estratégia para aumentar a margem de participação de uma empresa no mercado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 991027

Empresa Maranhense de Administração Portuária - MA (EMAP/MA) 2018

Cargo: Analista Portuário II - Área Planejamento / Questão 93

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca das técnicas de análise mercadológica e do estabelecimento de estratégias empresariais, julgue os itens seguintes. Análises de mercado mostram que, atualmente, na fabricação de todo e qualquer produto de uma empresa, ainda que ela seja líder de mercado, é necessário buscar constantes melhorias e inovações de front office, hybrid office e back office.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 984759

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Administração/Produção / Questão 34

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à análise ambiental e à análise interna em uma organização, assinale a opção correta.
  • A. Oportunidades de mercado consistem em demandas mercadológicas não atendidas que podem se converter em lucros.
  • B. Os consumidores, os concorrentes e os fornecedores são considerados atores macroambientais.
  • C. Forças de mercado, a exemplo das demográficas, das econômicas e das tecnológicas, são consideradas microambientais.
  • D. As probabilidades de sucesso da empresa são determinadas pelo conjunto de suas forças internas.
  • E. Um negócio é considerado maduro se tiver baixas oportunidades e elevadas ameaças.