Questões de Concurso de Mercado - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 672600

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 30

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional, utilizados na gestão estratégica, assinale a opção correta.

  • A.

    No planejamento operacional, deve ser considerada a decomposição de objetivos, de estratégias e de políticas, com a finalidade de otimizar a organização como um todo.

  • B.

    O planejamento estratégico, dada a sua amplitude, pode ser executado em prazo ampliado, o que lhe confere menor risco em relação ao planejamento tático.

  • C.

    Planejar as metas, os prazos e os recursos para a implantação de um projeto ou o desenvolvimento de uma tarefa dentro de uma organização são funções definidas no planejamento tático.

  • D.

    Planejamentos mercadológico, financeiro e de produção são exemplos de planejamento tático.

  • E.

    Os planejamentos tático e estratégico são de responsabilidade exclusiva dos executivos dos níveis mais altos da organização.

Questão 733881

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) 2014

Cargo: Administrador / Questão 47

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Os membros da diretoria de uma empresa do setor industrial começaram a perceber, em função da necessidade de sobrevivência no mercado, que precisavam estar mais atentos ao movimento realizado pelos concorrentes. Um dos membros, entretanto, questionou essa necessidade, já que, até então, a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. Já outro membro da diretoria explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema
  • A. fechado, que se relaciona diretamente com os concorrentes e, por isso, precisa observar seus movimentos.
  • B. linear, que cria o ambiente macroeconômico e estabelece relações com os concorrentes, caso considere necessário.
  • C. aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis existentes no mercado, como concorrentes, fornecedores e clientes, dentre outros.
  • D. centralizado, que precisa ter todos os aspectos internos e externos sob seu controle.
  • E. administrativo, imposto pelo mercado que estabelece os objetivos a serem atingidos.

Questão 640378

Ministério da Integração Nacional (MI) 2013

Cargo: Administrador / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Processos de agregação de pessoas, denominados processos de provisão e suprimento, que incluem o recrutamento e a seleção de pessoas, são utilizados para reunir novas pessoas na organização. Julgue os itens que se seguem, acerca de recrutamento e seleção de pessoas.

Em virtude da inclusão das organizações em sistemas abertos, nos quais há o conceito de stakeholders, o recrutamento interno abrange candidatos que possuem relação direta com a organização, como fornecedores e clientes e os próprios colaboradores internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 671521

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Tecnologista Pleno I - Metrologia / Questão 67

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Os clientes valorizam a manutenção de boa comunicação. São formas de cooperar com os clientes:

  • A.

    permitir o acesso para presenciar qualquer ensaio e/ou calibração realizado.

  • B.

    priorizar as reclamações recebidas, valorizando aquelas de fácil resolução.

  • C.

    interpretar a solicitação partindo somente do ponto de vista técnico.

  • D.

    decidir sobre o método mais adequado independentemente daquele solicitado.

  • E.

    emitir opiniões e interpretações baseadas nos resultados.

Questão 596641

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Comercial / Questão 78

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue os itens a seguir.

O mercado potencial é constituído pelo conjunto de consumidores cujo nível de interesse por determinada oferta seja suficiente, independentemente de que tais consumidores sejam efetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 610747

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Gestão Empresarial / Questão 95

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a modelo de negócio, julgue os itens seguintes.

A análise do modelo de mercado é derivada, exclusivamente, da análise do perfil, necessidades e expectativas do consumidor.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 680401

Fundação Universidade de Brasília (FUB) 2013

Cargo: Secretário Executivo / Questão 120

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Ainda com relação à administração de marketing, julgue os itens que se seguem.

Ao analisar os mercados consumidores, as empresas precisam investigar quem faz parte do mercado e o que o mercado compra. De posse dessas informações, a empresa já estará apta a entender como o consumidor toma a sua decisão de compra e a elaborar a sua estratégia de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 565904

Liquigás Distribuidora SA 2012

Cargo: Profissional de Vendas / Questão 60

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Em muitas organizações, buscando garantir que os vendedores entendam mais profundamente o comportamento de compra e o uso que os clientes fazem de seus produtos, os vendedores especializam-se em atender a um setor específico e a um certo tipo de cliente.

A organização da força de vendas dessas empresas segue uma especialização

  • A.

    funcional

  • B.

    funcional

  • C.

    híbrida

  • D.

    por produto

  • E.

    por mercado

Questão 581902

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Planejamento - Área Suporte à Gestão / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

O foco da pesquisa de mercado consiste no mercado da empresa ou nos seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 472835

Petrobras 2011

Cargo: Técnico em Suprimento de Bens Júnior - Área Administração / Questão 34

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos

  • A.

    de consumo frequente, exigindo apenas um distribuidor atuando em cada região demarcada pelo fabricante.

  • B.

    de compra comparada, e existe mais do que um distribuidor atuando em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.

  • C.

    de compra rotineira, exigindo a disponibilização do produto em grande quantidade de lojas de cada região.

  • D.

    especiais, com apenas uma empresa revendedora atuando em mercado indicado.

  • E.

    que envolvem pesquisa antes da compra, exigindo que o fabricante disponibilize sua mercadoria em quantidade limitada de lojas em cada região.