Administração O&M Métodos e Processos

O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que permite analisar, de maneira estruturada, as atividades realizadas em uma organização, área ou setor. Os objetivos desse mapeamento são a melhoria dos processos existentes ou a implantação de uma nova estrutura.

Dentre as ferramentas que são utilizadas para levantar os problemas que ocorrem nos processos sob análise encontra-se o Diagrama de Pareto. Ele é utilizado para

  • A.

    priorizar problemas atribuindo-lhes pesos, de acordo com a seguinte classificação: gravidade, urgência e tendência.

  • B.

    proporcionar a melhoria contínua nos processos, utilizando um ciclo que se inicia no planejamento, passa para a execução do processo e o seu monitoramento, finalizando na ação de melhoria, a partir das indicações obtidas nas etapas anteriores.

  • C.

    desenvolver ideias em grupo, o que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes, visando a assegurar a melhor qualidade das decisões tomadas.

  • D.

    estabelecer uma ordenação nas causas de perdas da qualidade, que devem ser sanadas priorizando-se a ação que trará melhor resultado, identificando, assim, um pequeno número de causas (geralmente 20%), responsável pela maioria dos problemas (80%).

  • E.

    estudar os fatores que determinam os resultados que se deseja obter (processo, desempenho, oportunidade) e as causas de problemas que precisam ser evitados (defeitos, falhas, variabilidade).