Administração O&M Métodos e Processos

Segundo Chiavenato, o enfoque de sistemas como uma série de atividades e processos fazendo parte de um todo maior é uma maneira de olhar o mundo e a nós mesmos. No passado os sistemas já existiam, mas não havia meios tecnológicos para se aperceber dessa visão. Considerando as diversas definições de sistemas, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    a organização é um sistema social aberto, cujas partes são dependentes e inter-relacionadas e alcança a homeostase quando satisfaz a pelo menos um dos requisitos: unidirecionalidade ou progresso.

  • B.

    sistema pode se visto como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Dessa definição, temos dois conceitos: o de propósito, ou objetivo, e o de globalismo, ou totalidade.

  • C.

    todo sistema tem um ou mais propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempreumobjetivo ou finalidade a alcançar.

  • D.

    todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das suas unidades deverá produzir mudanças em todas as suas outras partes.

  • E.

    os parâmetros dos sistemas são: insumo, produto, transformação, retroação e ambiente. Nos sistemas abertos, temos como contingência a competição com outros sistemas do ambiente.