Administração O&M Métodos e Processos

As dificuldades enfrentadas na implementação da gestão por processos no Conselho Profissional Exemplo (CPE) foram ocasionadas com a inércia dos funcionários em aceitar mudanças, uma vez que acreditavam que essas mudanças poderiam implicar alteração no seu status quo. Contudo, a dificuldade maior se encontrava, principalmente, na direção do CPE, pois ela possuía uma visualização hierarquizada do conselho, de modo que enxergava os setores individualmente.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a gestão funcional e a gestão centrada em processos, quando aplicada ao CPE.

  • A. A gestão centrada em processos tem como fraqueza a barreira de comunicação entre diferentes funções e a gestão funcional tem como benefício um balanceamento de trabalho mais fácil, porque os funcionários têm habilidades similares.
  • B. A gestão funcional favorece o suporte à estratégia da diferenciação e a gestão centrada em processos favorece a liderança por custos.
  • C. A gestão centrada em processos tem como benefício maior complexidade operacional e a gestão funcional tem como fraqueza a medição de desempenho alinhada com as metas dos processos.
  • D. A gestão funcional tem como benefício a duplicidade de especialidade (expertise funcional) e a gestão centrada em processos tem como fraqueza a excelência funcional.
  • E. A gestão funcional tem como benefício a excelência funcional e a gestão centrada em processos tem como benefício a colaboração entre diferentes tarefas funcionais.