Questões de Concurso de Motivação - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 753441

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 60

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação e liderança. O significado do trabalho é um importante mediador na relação entre motivação e desempenho. Para isso, o indivíduo deve entender que seu trabalho é importante e significativo e perceber-se como responsável pelo resultado do esforço despendido.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753444

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 63

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação e liderança. Os construtos da teoria da expectância de Vroom podem ser representados da seguinte forma: um indivíduo deseja uma promoção (instrumentalidade — grau de atração), passa a estender o seu horário de trabalho (valência — visualização da relação entre a ação e a obtenção do resultado), pois acredita que, assim, poderá ser promovido (expectância — antecipação dos resultados e probabilidade subjetiva).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 664725

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Analista em C&T Júnior - Área Administração / Questão 69

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Entre as teorias contemporâneas sobre a motivação, encontra- se a Teoria ERC, que indica que há 3 grupos de necessidades essenciais: existência, crescimento e

  • A.

    relacionamento.

  • B.

    realização.

  • C.

    poder.

  • D.

    associação.

  • E.

    busca por excelência.

Questão 659840

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que concerne à motivação no trabalho, julgue os itens seguintes.

Uma pessoa com a expectativa elevada de que seus esforços em determinada tarefa resultarão em alto desempenho e resultados é um exemplo do quanto o valor dos resultados (valência) motiva a pessoa a produzir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 625812

Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - PE (CPRH/PE) 2012

Cargo: Assistente de Gestão de Políticas Públicas / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A teoria sobre a hierarquia de necessidades, de A. Maslow (1943), foi fundamental para os estudos sobre motivação. Se uma organização já tendo estruturado um plano de cargos e salários, tem agora entre suas prioridades desenvolver um Plano de Carreira, está procurando em relação aos seus colaboradores internos, atender à seguinte necessidade:

  • A.

    Auto-realização.

  • B.

    Auto-estima.

  • C.

    Social.

  • D.

    Segurança.

  • E.

    Funções Fisiológicas.

Questão 923631

Tribunal Regional do Trabalho / 7ª Região (TRT 7ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A motivação depende do esforço despendido pelo empregado para atingir um resultado e do valor atribuído por ele a esse resultado. Essa premissa se refere à teoria motivacional denominada teoria
  • A. das necessidades de Maslow.
  • B. da expectativa.
  • C. da equidade.
  • D. behaviorista.

Questão 929009

Tribunal Superior do Trabalho (TST) 2017 (2ª edição)

Cargo: Analista Administrativo - Área Administrativa / Questão 67

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Diversas teorias procuram explicar o fenômeno da motivação no ambiente de trabalho. Os estudos sobre o tema apontam que, aliada a outros fatores como habilidades individuais e suporte organizacional, a motivação é determinante para o desempenho almejado. Dada a importância do tema, vários autores passaram a estudar o fenômeno da motivação, entre os quais destaca-se Clayton Alderfer, que propôs a Teoria ERC, a qual, entre outros aspectos, sustenta que existe(m)
  • A. uma hierarquia clara entre as necessidades humanas, de forma que, enquanto não satisfeita uma necessidade primária não é possível ativar uma necessidade inferior.
  • B. 3 fatores essenciais para a motivação, consistentes nas seguintes necessidades: existencial; de relacionamento e de crescimento.
  • C. 3 principais fatores que evocam o processo motivacional: valência (valor da recompensa); instrumentalidade e expectativa.
  • D. apenas 2 aspectos que são determinantes na geração de motivação: reforço positivo (recompensa) e reforço negativo (punições e desincentivos).
  • E. 3 diferentes vetores que orientam a motivação: realização pessoal; afiliação (relacionamento) e poder (influência sobre o grupo).

Questão 915958

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Entre as diferentes teorias desenvolvidas para explicar o fenômeno da motivação, existem as denominadas Teorias de Conteúdo, entre as quais emerge a Teoria “X” e “Y” de MacGregor, a qual
  • A. Entre as diferentes teorias desenvolvidas para explicar o fenômeno da motivação, existem as denominadas Teorias de Conteúdo, entre as quais emerge a Teoria “X” e “Y” de MacGregor, a qual
  • B. divide os fatores motivacionais em fatores insatisfacentes, ditos de higiene, e fatores de motivação propriamente ditos.
  • C. elenca as necessidades humanas de acordo com uma hierarquia a ser satisfeita, situando na base da pirâmide as necessidades fisiológicas.
  • D. contempla dois extremos opostos de suposições: a de que o homem médio não gosta do trabalho e o evita e, no outro polo, que o dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.
  • E. sustenta que a motivação decorre da adequada combinação de dois fatores em uma mesma equação: reforço positivo (recompensas) e reforço negativo (punições ou desincentivos).

Questão 915978

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A motivação costuma ser apontada como um estado autorregulado, biológica ou cognitivamente, por vários fatores como necessidade, estado emocional, valores, expectativas e objetivos. Alguns estudos sobre a motivação diferem a motivação intrínseca da extrínseca, sustentando que
  • A. a primeira não é afetada pelas necessidades básicas do indivíduo, mas apenas por seus valores.
  • B. a segunda é gerada por processos de reforço e punição.
  • C. ambas estão relacionadas ao processo e não aos fatores motivacionais.
  • D. a primeira é ligada a aspectos individuais e a segunda a aspectos sociais.
  • E. a segunda diz respeito apenas às recompensas financeiras e benefícios.

Questão 916004

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 80

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Dois dos principais e prováveis impactos na equipe de José Paulo, de acordo com as consequências que já estão ocorrendo, são relativos a
  • A. instigar conflitos dentro da equipe e fora dela.
  • B. afetar a motivação e o clima organizacional.
  • C. dirimir a dispersão e a indisponibilidade das pessoas.
  • D. oferecer treinamento e benefícios adicionais.
  • E. identificar falta de competência e diversidade.