Questões de Concurso de Motivação - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 753441

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 60

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação e liderança. O significado do trabalho é um importante mediador na relação entre motivação e desempenho. Para isso, o indivíduo deve entender que seu trabalho é importante e significativo e perceber-se como responsável pelo resultado do esforço despendido.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753444

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 63

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação e liderança. Os construtos da teoria da expectância de Vroom podem ser representados da seguinte forma: um indivíduo deseja uma promoção (instrumentalidade — grau de atração), passa a estender o seu horário de trabalho (valência — visualização da relação entre a ação e a obtenção do resultado), pois acredita que, assim, poderá ser promovido (expectância — antecipação dos resultados e probabilidade subjetiva).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 664725

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Analista em C&T Júnior - Área Administração / Questão 69

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Entre as teorias contemporâneas sobre a motivação, encontra- se a Teoria ERC, que indica que há 3 grupos de necessidades essenciais: existência, crescimento e

  • A.

    relacionamento.

  • B.

    realização.

  • C.

    poder.

  • D.

    associação.

  • E.

    busca por excelência.

Questão 659840

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que concerne à motivação no trabalho, julgue os itens seguintes.

Uma pessoa com a expectativa elevada de que seus esforços em determinada tarefa resultarão em alto desempenho e resultados é um exemplo do quanto o valor dos resultados (valência) motiva a pessoa a produzir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 844514

Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região (TRT 11ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 49

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Ao longo do tempo, diferentes teorias se sucederam para explicar, sob diferentes abordagens, o fenômeno da motivação. Entre elas, a Teoria de Campo, desenvolvida por Kurt Lewin, segundo a qual
  • A. o comportamento é função ou resultado da interação entre a pessoa e o ambiente que a rodeia.
  • B. o reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove um estímulo aversivo.
  • C. o comportamento humano é sempre orientado para resultados, o que se denomina instrumentalidade.
  • D. existe uma hierarquia de necessidades individuais a serem satisfeitas que pautam o comportamento dos indivíduos.
  • E. cabe diferenciar os fatores motivacionais intrínsecos, daqueles insatisfacientes, que são, em sua maioria, extrínsecos.

Questão 625812

Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - PE (CPRH/PE) 2012

Cargo: Assistente de Gestão de Políticas Públicas / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A teoria sobre a hierarquia de necessidades, de A. Maslow (1943), foi fundamental para os estudos sobre motivação. Se uma organização já tendo estruturado um plano de cargos e salários, tem agora entre suas prioridades desenvolver um Plano de Carreira, está procurando em relação aos seus colaboradores internos, atender à seguinte necessidade:

  • A.

    Auto-realização.

  • B.

    Auto-estima.

  • C.

    Social.

  • D.

    Segurança.

  • E.

    Funções Fisiológicas.

Questão 410323

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2010

Cargo: Oficial Técnico de Inteligência - Área Administração / Questão 117

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 822292

Tribunal Regional do Trabalho / 20ª Região (TRT 20ª) 2016

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 45

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O termo “motivação” possui origem no Latim (movere) e designa a condição que influencia a direção do comportamento humano. O estudo da motivação busca compreender porque, em determinadas situações, os indivíduos escolhem, iniciam e mantêm determinadas ações. Nesse contexto, surgiram diversas Teorias Motivacionais que, conforme a abordagem adotada, podem ser classificadas de diferentes formas. As Teorias que possuem natureza descritiva e procuram explicar quais fatores, internos ou do ambiente, motivam as pessoas, são as denominadas Teorias
  • A. de conteúdo.
  • B. de processo.
  • C. bifatoriais.
  • D. multifatoriais.
  • E. comportamentais.

Questão 812771

Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) 2016

Cargo: Analista - Área Administrador / Questão 49

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Os denominados fatores motivacionais podem ser classificados, de acordo com a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, em
  • A. punição e recompensa.
  • B. fatores de higiene (extrínsecos) e fatores de motivação (intrínsecos).
  • C. financeiros e sociais.
  • D. reforço positivo e desestímulo a práticas indesejadas.
  • E. compensação (fator de indução) e reconhecimento (fator de reforço).

Questão 813222

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Especialidade: Administração / Questão 66

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue os próximos itens. No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.
  • C. Certo
  • E. Errado