Questões de Concurso de Motivação - Administração

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Questão 753441

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 60

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação e liderança. O significado do trabalho é um importante mediador na relação entre motivação e desempenho. Para isso, o indivíduo deve entender que seu trabalho é importante e significativo e perceber-se como responsável pelo resultado do esforço despendido.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753444

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 63

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, acerca das teorias de motivação e liderança. Os construtos da teoria da expectância de Vroom podem ser representados da seguinte forma: um indivíduo deseja uma promoção (instrumentalidade — grau de atração), passa a estender o seu horário de trabalho (valência — visualização da relação entre a ação e a obtenção do resultado), pois acredita que, assim, poderá ser promovido (expectância — antecipação dos resultados e probabilidade subjetiva).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 664725

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Analista em C&T Júnior - Área Administração / Questão 69

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Entre as teorias contemporâneas sobre a motivação, encontra- se a Teoria ERC, que indica que há 3 grupos de necessidades essenciais: existência, crescimento e

  • A.

    relacionamento.

  • B.

    realização.

  • C.

    poder.

  • D.

    associação.

  • E.

    busca por excelência.

Questão 659840

Ministério das Comunicações (MC) 2013

Cargo: Atividades de Complexidade Intelectual - Área Nível Superior / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que concerne à motivação no trabalho, julgue os itens seguintes.

Uma pessoa com a expectativa elevada de que seus esforços em determinada tarefa resultarão em alto desempenho e resultados é um exemplo do quanto o valor dos resultados (valência) motiva a pessoa a produzir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 625812

Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - PE (CPRH/PE) 2012

Cargo: Assistente de Gestão de Políticas Públicas / Questão 54

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A teoria sobre a hierarquia de necessidades, de A. Maslow (1943), foi fundamental para os estudos sobre motivação. Se uma organização já tendo estruturado um plano de cargos e salários, tem agora entre suas prioridades desenvolver um Plano de Carreira, está procurando em relação aos seus colaboradores internos, atender à seguinte necessidade:

  • A.

    Auto-realização.

  • B.

    Auto-estima.

  • C.

    Social.

  • D.

    Segurança.

  • E.

    Funções Fisiológicas.

Questão 876978

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Administrador / Questão 43

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Uma das classificações das teorias sobre motivação divide as abordagens em “de conteúdo” e “de processo”. Nesse cenário, a Teoria Bifatorial, preconizada por Herzberg, caracteriza-se como
  • A. de conteúdo, estática e prescritiva das ações a serem adotadas para induzir a motivação nos indivíduos.
  • B. de processo, abordando a forma como se desencadeia a motivação, sem indicar os fatores motivacionais propriamente ditos.
  • C. mista, com elementos descritivos e prescritivos, sendo aplicada em ambientes instáveis.
  • D. de conteúdo, apontando fatores que causam insatisfação, chamados higiênicos, e os que produzem sentimentos positivos, de motivação.
  • E. de processo, indicando as ações capazes de induzir a motivação nos indivíduos.

Questão 881873

Assembléia Legislativa - MS 2016

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 42

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Entre as várias teorias desenvolvidas e apontadas na literatura acerca da motivação, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou expectância), desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde
  • A. à relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado almejado.
  • B. ao grau de esforço dispendido pelo indivíduo para obtenção de determinado resultado, que varia de acordo com a escala de expectativas individuais.
  • C. à tensão existente entre a inércia e o início do processo para obtenção do resultado, e que leva ao início do ciclo motivacional.
  • D. ao valor atribuído ao resultado (recompensa), consistindo em uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.
  • E. à quantidade ou grau da recompensa necessária para induzir determinado comportamento em um indivíduo.

Questão 851596

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Administração / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, referentes aos elementos do comportamento organizacional. Conforme a teoria da expectativa, a motivação depende da percepção de que a organização adota mecanismos de equidade e paridade de remuneração como forma de reconhecimento do desempenho dos indivíduos que nela trabalham.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 410323

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) 2010

Cargo: Oficial Técnico de Inteligência - Área Administração / Questão 117

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

O estabelecimento de metas é uma estratégia motivacional por meio da qual se evita que seja criada discrepância entre o desempenho atual dos funcionários e o desempenho deles esperado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 859543

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 (2ª edição)

Cargo: Supervisor de Pesquisas - Área Geral / Questão 21

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O gestor de uma empresa entende que nem tudo que gera insatisfação ao funcionário justifica a sua falta de motivação. Assim, ao tratar das questões que geram a insatisfação dos funcionários, a empresa poderia ter um ambiente de trabalho mais pacífico, sem significar, contudo, aumento da motivação.

A perspectiva desse gestor a respeito da motivação dos funcionários é compatível com a proposta da

  • A. teoria X e teoria Y
  • B. teoria dos dois fatores
  • C. fixação de objetivos
  • D. hierarquia das necessidades
  • E. abordagem dos sistemas abertos