Administração Comportamento Organizacional Motivação

José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.

Ainda com base na situação hipotética apresentada, e considerando os fatores afetivos no trabalho, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação de aspectos situacionais do trabalho de José Carlos seria uma estratégia apropriada para identificar os antecedentes de sua motivação e de seu comprometimento no trabalho.

  • B.

    A motivação no trabalho é intrínseca a José Carlos e não depende, portanto, de fatores do ambiente de trabalho.

  • C.

    Está cientificamente comprovado, em extensa bibliografia, que a satisfação no trabalho gera maior produtividade, o que justificaria uma intervenção para aumentar a satisfação de José Carlos.

  • D.

    Na situação apresentada, há evidências de que José Carlos não tem as suas necessidades fisiológicas atendidas, o que leva a uma baixa motivacional em sua hierarquia de necessidades.

  • E.

    A partir das características da situação apresentada, é correto concluir que o tipo de trabalho realizado por José Carlos dificilmente teria implicações no seu estado de satisfação no trabalho.