Administração Comportamento Organizacional Motivação

A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As teorias da motivação podem ser classifi cadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.

  • B.

    Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fi siológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.

  • C.

    Alderfer redefi niu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, signifi cam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afi rmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.

  • D.

    As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.

  • E.

    A Teoria Bifatorial foi construída afi rmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de motivadores, internos.