Questões de Concurso de Novas Abordagens da Administração - Administração

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Questão 733140

Petrobras 2014

Cargo: Engenheiro de Produção Júnior / Questão 32

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela
  • A. permite avaliar o posicionamento estratégico da empresa por meio da identificação das forças e fraquezas (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades (ambiente externo).
  • B. pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.
  • C. é o conceito de gestão que aumenta o gap existente entre a estratégia e a parte operacional do negócio, alinhando a empresa aos seus objetivos estratégicos.
  • D. substitui as medidas financeiras por outras relacionadas aos aspectos subjetivos como satisfação dos clientes, aprendizagem e crescimento organizacional.
  • E. analisa os fatores que satisfaçam tanto clientes (internos e externos) quanto fornecedores, considerando a perspectiva dos clientes.

Questão 596497

Telecomunicações Brasileiras S.A. (TELEBRAS) 2013

Cargo: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Área Administrativo / Questão 74

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à evolução da administração e ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

Uma das dificuldades do Balanced Scorecard (BSC) refere-se à ampliação do número de indicadores, dada a subjetividade dos indicadores não financeiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 583904

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, acerca de planejamento estratégico, balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem organizacional.

Para que o planejamento do projeto seja eficiente, um plano do projeto definitivo e detalhado deve ser concebido a partir da ideia inicial proposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 584073

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada, refere-se ao termo balanced scorecard.

Os resultados financeiros positivos e sustentáveis sinalizam como o presente da estratégia empresarial tem sido conduzido e permitirá o fortalecimento do BSC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 584076

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 2013

Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa / Questão 84

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Consoante à gestão organizacional, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BSC, sempre que empregada, refere-se ao termo balanced scorecard.

A organização, antes de procurar alternativas, deve verificar se sua estratégia possibilita o crescimento em seu próprio ambiente, garantindo, assim, sua dinâmica estratégica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 915989

Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte - SP (ARTESP/SP) 2017

Cargo: Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública / Questão 65

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Uma empresa, em seu processo de criação da estratégia de atuação, usou como metodologia de implementação o proposto pelo Balanced Score Card − BSC. Segundo essa perspectiva, ao criar os indicadores de desempenho organizacional, é imprescindível considerar
  • A. mais os aspectos financeiros, pois são os mais importantes, objetivos e significativos.
  • B. aspectos voltados à excelência e qualidade, pois são suficientes para alcançar a estratégia.
  • C. que os aspectos não financeiros são insignificantes para avaliar o desempenho.
  • D. os aspectos financeiros e não financeiros para compor os indicadores.
  • E. os aspectos operacionais por sua própria criticidade.

Questão 479850

Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2012

Cargo: Técnico Ministerial - Área Administrativo / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca de gestão de processos: técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens subsequentes.

BSC (balanced score card) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 907394

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes - SP 2017

Cargo: Auxiliar de Apoio Administrativo / Questão 42

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Qualidade total é o grande objetivo de todas as organizações, porém somente é obtida quando os funcionários compreendem que são responsáveis pelo sucesso em realizar tal tarefa. Estar comprometido com a qualidade do serviço também requer um bom atendimento, o que significa
  • A. elaborar respostas antes de entender completamente o que o cidadão quer dizer.
  • B. demonstrar ansiedade quando o cidadão se mantém em silêncio.
  • C. tratar de forma equitativa os cidadãos, desconsiderando critérios seletivos.
  • D. manter uma postura defensiva no atendimento a um cidadão irritado.
  • E. estabelecer um contato positivo e amigável com o cidadão.

Questão 887304

Tribunal Regional do Trabalho / 24ª Região (TRT 24ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 59

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Um dos instrumentos disponíveis para a melhoria dos processos de uma organização é o Ciclo PDCA, com a padronização e a redução de erros. As etapas necessárias para aplicação de tal metodologia consistem em
  • A. promover a redução de fases; desenvolver estratégias; corrigir desvios e avaliar o desempenho dos envolvidos no processo.
  • B. mapear os processos; desenvolver estratégias de ação; controlar os prazos de execução; avaliar os resultados
  • C. planejar; executar as atividades previstas no planejamento; verificar o grau de cumprimento do que foi planejado; identificar eventuais falhas e adotar ações corretivas.
  • D. estabelecer metas; definir ações necessárias para atingimento das metas; avaliar o cumprimento das metas; redesenhar os processos.
  • E. identificar os processos principais; planejar as atividades e tempos de execução; controlar a execução; agir para remover obstáculos.

Questão 583070

Ministério Público Estadual - MS (MPE/MS) 2013

Cargo: Analista - Área Administração / Questão 59

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

A reengenharia foi uma reação ao colossal abismo existente entre as mudanças ambientais e a total inabilidade das organizações em se ajustar a essas mudanças.

A respeito das consequências da reengenharia para uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes. A tradicional departamentalização por funções é substituída por redes de equipes de processos.

II. A estrutura organizacional hierarquizada é nivelada, achatada e horizontalizada. É o enxugamento (downsizing).

III. As medidas de avaliação do desempenho são realizadas com base nas atividades que têm valor para a organização.

Assinale:

  • A.

    se somente o item III estiver correto.

  • B.

    se somente os itens I e II estiverem corretos.

  • C.

    se somente os itens I e III estiverem corretos.

  • D.

    se somente os itens II e III estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.