Administração Abordagens da Administração Novas Abordagens da Administração

O mundo está passando por mudanças, com o surgimento de paradigmas que vão surgindo nas organizações e entre os administradores. Dentre os paradigmas que discutem o papel do gerente, pode-se citar o desenvolvido por Mintzberg. Para esse autor, o papel do gerente:

  • A.

    é atípico, ambíguo e até mesmo misterioso, pois saber administrar é uma arte.

  • B.

    envolve a definição de metas organizacionais globais, a articulação dessas metas com os instrumentos de ação e a escolha da tática mais adequada.

  • C.

    consiste na capacidade de agregar pessoas em torno de objetivos comuns. Isso corresponde ao exercício da liderança, ao uso de técnicas de comunicação e da integração organizacional.

  • D.

    é implementar planos e acompanhar sua execução. Inclui a designação dos responsáveis pelo trabalho e a obtenção dos resultados, a comunicação e a capacitação das pessoas. Deve, ainda, alocar adequadamente os recursos e fazer com os métodos adotados sejam eficientes e eficazes.

  • E.

    divide-se em três: papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão, os quais variam de acordo com o nível hierárquico, o tamanho da empresa, a conjuntura econômica e outros fatores não menos relevantes.