Administração Abordagens da Administração Novas Abordagens da Administração

O PDCA ou Ciclo de Deming é um sistema de gestão adotado em várias organizações voltadas para o esporte e o lazer. Exemplo disso, é o Programa Aventura Segura, implementado pelo Ministério do Turismo em parceria institucional com o SEBRAE Nacional e executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), que, ao estabelecer um Sistema de Gestão da Segurança, toma como referencia o PDCA. O sistema tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão.

Sobre o PDCA ou Ciclo de Deming aplicado a programas de lazer, afirma-se:

I. O planejamento é primeira etapa do PDCA; é momento de antecipar as necessidades e as medidas necessárias para que as atividades esportivas e de lazer se desenrolem de maneira plena. Na fase de planejamento se identifica o que afeta cada atividade e os procedimentos estabelecidos para uma ação efetiva.

II. A avaliação que identifica a eficácia, eficiência, as dificuldades e as oportunidades de melhoria de um programa de lazer é fase final do ciclo do PDCA.

III. O Ciclo PDCA, em um programa de qualidade de vida no trabalho, é composto das seguintes etapas: Planejamento das ações, diagnóstico da realidade, Agir participativo e Implementação das ações.

IV. Após a avaliação de um programa de lazer surge a oportunidade de melhoria, a oportunidade de partir para a Ação revendo o planejamento, propondo mudanças ou a continuidade de procedimentos e controles que vêm dando certo. Essa é a ultima etapa do PDCA e que realimenta o processo de Gestão do programa, que de forma cíclica dá início a uma nova etapa de planejamento.

Dentre as características elencadas acima, correspondem aos pressupostos do PDCA aqueles elencados nos itens

  • A. II e III.
  • B. I e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I e II.