Administração Abordagens da Administração Novas Abordagens da Administração

Sobre o perfil profissional exigido dos servidores públicos na transição da administração burocrática para a administração gerencial, é correto afirmar:

  • A. A formação e o contínuo aprendizado dos servidores devem estar relacionados mais com a efetividade dos serviços públicos prestados à comunidade do que com as exigências das normas e procedimentos.
  • B. Nos órgãos que compreendem o núcleo estratégico, os servidores devem preservar um comportamento burocrático condizente com a preservação do interesse público. Ao contrário, nos órgãos e instituições incluídos no setor de serviços não exclusivos do Estado, os servidores devem comportar-se como empregados do setor privado, pensando apenas na eficiência dos serviços prestados.
  • C. O servidor deve adaptar-se a um ambiente onde as características e metas do serviço público são cada vez mais semelhantes às do setor privado. Deste modo, o servidor deve estar preparado para agir como funcionário de uma empresa privada, sendo, portanto, avaliado pelos mesmos critérios.
  • D. Os servidores devem se especializar na gestão de contratos, pois, a tendência predominante, em todos os setores da administração pública, é de terceirização, concessão e parcerias com empresas e organizações não governamentais.
  • E. A preservação do interesse coletivo e o controle rigoroso dos procedimentos são os fins últimos da administração pública. Por isso, o comportamento dos servidores em todos os órgãos estatais ainda deverá orientar-se pelos princípios da administração burocrática.