Questões de Concurso de O comportamento organizacional - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 753438

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. Empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade. Diante disso, conclui-se que fusões e aquisições são facilitadas quando envolvem empresas de cultura forte, pois, em geral, seus integrantes se mostram abertos a símbolos, práticas e rituais novos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753440

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 59

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. A abordagem da cultura organizacional proposta por Geert Hofstede faz analogia às camadas da cebola ao representar os níveis em que a cultura se manifesta, de modo a descrever, da camada mais externa para o interior, os símbolos, os heróis, os rituais, os valores e, por fim, as práticas que permeiam todas as camadas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 759294

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 759295

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 673348

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O fato de os dirigentes de uma organização priorizarem o produto final em detrimento das técnicas e procedimentos empregados para o seu alcance indica uma cultura organizacional orientada para

  • A.

    a equipe.

  • B.

    os resultados.

  • C.

    os processos.

  • D.

    as pessoas.

  • E.

    a inovação.

Questão 673349

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A crença na superioridade de determinado grupo ou cultura caracteriza, em relação à diversidade, atitude

  • A.

    individualista.

  • B.

    etnorrelativista.

  • C.

    pluralista.

  • D.

    monoculturalista.

  • E.

    etnocêntrica.

Questão 887296

Tribunal Regional do Trabalho / 24ª Região (TRT 24ª) 2017

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 51

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A cultura organizacional contempla o conjunto de valores e crenças que mantêm unidos os membros da organização e, por outro lado, produz perante a sociedade, através do conjunto de percepções, o que chamamos de imagem corporativa. Entre os níveis fundamentais da cultura apontados pela literatura, estão os denominados Pressupostos Básicos, que correspondem
  • A. aos valores da organização, traduzidos na filosofia e ideologia adotadas.
  • B. os aspectos formais e abertos da cultura organizacional.
  • C. à moldura normativa da organização, que contempla os comportamentos esperados e os reprováveis.
  • D. aos símbolos e ícones representativos da organização, facilmente observáveis.
  • E. à camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

Questão 477818

Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Administrativa / Questão 104

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

As intervenções que busquem agregar aspectos motivacionais extrínsecos tendem a ser eficazes para a manutenção da motivação dos indivíduos com forte necessidade de realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 424018

Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2011

Cargo: Analista Ambiental - Especialidade: Meio Ambiente / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Cultura e clima organizacional são conceitos similares que se inter-relacionam, de modo que o clima depende do tipo de cultura estabelecido pela organização e a cultura é refletida pelas percepções que os indivíduos têm em relação ao clima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 424501

Tribunal de Justiça   - ES (TJES/ES) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Administração / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica das organizações.

Em uma organização de cultura coletivista, a principal forma de controle é a interna.

  • C. Certo
  • E. Errado