Questões de Concurso de O comportamento organizacional - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 753438

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 57

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. Empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade. Diante disso, conclui-se que fusões e aquisições são facilitadas quando envolvem empresas de cultura forte, pois, em geral, seus integrantes se mostram abertos a símbolos, práticas e rituais novos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 753440

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 59

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. A abordagem da cultura organizacional proposta por Geert Hofstede faz analogia às camadas da cebola ao representar os níveis em que a cultura se manifesta, de modo a descrever, da camada mais externa para o interior, os símbolos, os heróis, os rituais, os valores e, por fim, as práticas que permeiam todas as camadas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 759294

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. A cultura de uma organização varia conforme os níveis organizacionais nos quais estão inseridos os seus colaboradores.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 759295

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças, valores, tradições e normas não escritas da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 673348

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 28

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O fato de os dirigentes de uma organização priorizarem o produto final em detrimento das técnicas e procedimentos empregados para o seu alcance indica uma cultura organizacional orientada para

  • A.

    a equipe.

  • B.

    os resultados.

  • C.

    os processos.

  • D.

    as pessoas.

  • E.

    a inovação.

Questão 673349

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 29

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A crença na superioridade de determinado grupo ou cultura caracteriza, em relação à diversidade, atitude

  • A.

    individualista.

  • B.

    etnorrelativista.

  • C.

    pluralista.

  • D.

    monoculturalista.

  • E.

    etnocêntrica.

Questão 477818

Ministério Público Estadual - PI (MPE/PI) 2012

Cargo: Analista Ministerial - Área Administrativa / Questão 104

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

As intervenções que busquem agregar aspectos motivacionais extrínsecos tendem a ser eficazes para a manutenção da motivação dos indivíduos com forte necessidade de realização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 424018

Ministério do Meio Ambiente (MMA) 2011

Cargo: Analista Ambiental - Especialidade: Meio Ambiente / Questão 4

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Cultura e clima organizacional são conceitos similares que se inter-relacionam, de modo que o clima depende do tipo de cultura estabelecido pela organização e a cultura é refletida pelas percepções que os indivíduos têm em relação ao clima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 859590

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 (2ª edição)

Cargo: Supervisor de Pesquisas - Área Gestão / Questão 43

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A cada semestre os funcionários são avaliados e aqueles que apresentam os melhores resultados são premiados em eventos que contam com a presença de todos os empregados e seus familiares. Nessas ocasiões, também são lembrados todos os avanços conseguidos pela empresa a partir de seus melhores funcionários.

Esses momentos servem para reforçar as normas e os valores da organização, e correspondem a uma forma de transmissão da cultura organizacional denominada

  • A. mito
  • B. linguagem
  • C. cerimônia
  • D. confirmação
  • E. rito de passagem

Questão 859592

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 (2ª edição)

Cargo: Supervisor de Pesquisas - Área Gestão / Questão 45

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Depois da reforma do prédio, todos os 30 funcionários foram colocados em um grande salão, sem paredes ou divisórias. As normas de vestimenta também foram relaxadas. Passou a ser permitido ir ao escritório sem gravatas, e, às sextas-feiras, não era mais obrigatório o uso do paletó. O gerente acreditava que, dessa maneira, a comunicação fluiria mais livremente entre os funcionários e isso traria aumento da eficiência.

Esse gerente está operando no nível da cultura organizacional denominado:

  • A. determinações externas
  • B. pressupostos básicos
  • C. valores assumidos
  • D. artefatos
  • E. estrutura