Administração Comportamento Organizacional O comportamento organizacional

No que concerne à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

I Trata-se de um fenômeno cumulativo, adaptativo que se caracteriza por determinar o comportamento humano, por auxiliar a sobrevivência dos indivíduos, dar sentido a sua relação com o mundo, além de contribuir para o controle das pessoas nos grupos sociais.

II Em virtude de ser um conceito oriundo da antropologia, sua aplicação aos ambientes organizacionais é inadequada, simplista e reducionista na medida em que fenômenos como o mito de origem das sociedades não pode ser comparado ao mito de origem das organizações.

III Corresponde a ativos psicológicos de uma organização, concebidos como programação mental construída no ambiente social.

IV Pode ser considerada como algo que a organização possui — histórias, lendas, crenças e simbolismos organizacionais que afetam o comportamento em conjunto com outros fatores — ou ainda como algo que a organização é, pois as organizações são produtos da realidade social construída pelos membros e são vistas como padrões de relacionamentos ocorridos dentro e fora de suas fronteiras.

V A abordagem cultura corporativa enfatiza a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, considerando que o controle e o aumento da produtividade, além do uso adequado de técnicas, ocorreriam se os dirigentes compreendessem o comportamento das pessoas, as expectativas, os pensamentos e os sentimentos dos empregados.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.