Administração Comportamento Organizacional O comportamento organizacional

Embora os termos cultura organizacional e clima organizacional sejam, às vezes, utilizados como sinônimos, há diferenças importantes entre esses conceitos. Qual das proposições abaixo faz, corretamente, a distinção entre esses dois conceitos?

  • A.

    O clima organizacional se ocupa da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional, ao passo que a cultura organizacional é um indicador do quanto essas crenças e expectativas estão sendo concretizadas.

  • B.

    O clima organizacional é uma medida, um indicador de até que ponto as expectativas das pessoas sobre como deveria se trabalhar numa organização estão sendo cumpridas, ao passo que a cultura organizacional nos oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização.

  • C.

    O clima organizacional envolve aspectos subjetivos que lembram às pessoas o "porquê de fazerem as coisas assim" e difere da cultura organizacional porque não é uma medida mensurável.

  • D.

    O clima organizacional oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização, e a cultura organizacional é um sistema de significados aceitos pública e coletivamente por um dado grupo num dado momento.

  • E.

    O clima organizacional avalia os valores e crenças que alimentam os paradigmas dos membros da organização, e a cultura organizacional nos define a sua identidade e seu estado de espírito.