Administração Comportamento Organizacional O comportamento organizacional

Toda organização atua em um meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio ambiente. Fazem parte desse meio ambiente o clima e a cultura da organização.

A cultura organizacional está intimamente associada com a cognição coletiva. Ela passa a ser a mente da organização, as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como nas manifestações mais tangíveis, como símbolos, histórias, edifícios e produtos. Toda organização tem sua própria cultura.

O clima organizacional constitui o meio interno, a atmosfera psicológica característica de cada organização. Está ligado ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes e pode ser negativo ou positivo.

O conceito de clima organizacional envolve fatores estruturais, como o tipo de organização, tecnologia utilizada, política da companhia, metas operacionais, regulamentos internos, além de atitudes e comportamento social que são encorajados ou sancionadas através dos fatores sociais.

Baseadas na tabela supracitada apresentam-se, a seguir, várias combinações alfabéticas, numéricas ou alfanuméricas.

Assinale a alternativa que identifica apenas os elementos que integram a cultura organizacional.

  • A.

    A, 2, 3, D, E.

  • B.

    A, B, C, D, E.

  • C.

    1, 2, 3, 4, 5.

  • D.

    1, B, C, D, 5.

  • E.

    A, 2, C, 4, 5.