Administração Comportamento Organizacional O comportamento organizacional

O antropólogo Geert Hofstede, no final da década de 70, estabeleceu uma série de índices culturais através de análises estatísticas de entrevistas detalhadas com funcionários da IBM em 53 países. Este estudo enfatizou os principais padrões culturais e suas diferenças trans-nacionais. De acordo com Hofstede, "cultura é um programa coletivo da mente humana" – algo como um software específico de cada país. Em virtude disso o negociador internacional deve estar consciente das dificuldades que o aguardam num território cultural desconhecido. Assinale a alternativa que contém os principais pontos que fazem parte específica de uma identidade cultural de um povo ou tribo.

  • A.

    Relação ao planejamento; necessidade de se alimentar; pontualidade; estilo de comunicação; contato profissional; fidelidade aos compromissos; meios de transporte; atitude para com os superiores; necessidades básicas.

  • B.

    Linguagem corporal; estilo de comunicação; atitude com referência à morte; necessidade de sexo; uso do primeiro nome; atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; papéis sociais; gastronomia.

  • C.

    Linguagem corporal; prioridades; papéis sociais; relacionamentos pessoais; contato profissional; uso do primeiro nome; atitude para com os superiores, atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; atitude em relação ao planejamento; estilo de comunicação e estilo de negociação.

  • D.

    Idioma; ritmo de trabalho; disposição para o trabalho; necessidade de dormir; motivação; estilo de liderança; postura na solução de problemas; padrões de pensamento; rituais de passagem.

  • E.

    Estilo de negociação; estilo de comando; postura corporal; necessidade de se alimentar; meios de transporte; escrita; papéis sociais; preconceitos; rituais de casamento; rituais de iniciação; modo de estudar.