Questões de Concurso de O&M - Administração

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Questão 704118

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2014

Cargo: Analista de Gestão - Área Administração de Empresas / Questão 29

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na Gestão de Processos,
  • A. o resultado é a estrutura vertical da cadeia de comando.
  • B. os processos podem ser classificados em organizacionais e coadjuvantes.
  • C. os processos não atravessam as fronteiras das áreas funcionais que são administradas como departamentos isolados.
  • D. o six sigma e a reengenharia são metodologias para o aprimoramento dos processos.
  • E. o avanço das tecnologias de informação torna obsoletas as teorias sobre administração de processos.

Questão 705239

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 61

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca da gestão de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos. A estrutura organizacional orientada pelo modelo de gestão por processo favorece a obtenção de maior eficácia organizacional na entrega de produtos e na prestação de serviços aos clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 705240

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2014

Cargo: Agente Administrativo / Questão 62

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca da gestão de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos. A tomada de decisão para a realização de obra a ser licitada em uma organização pública é inicialmente embasada na identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos necessários ao empreendimento. Após essa identificação, o próximo passo será a realização de estudos técnicos definitivos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 704628

Departamento de Polícia Federal (DPF) 2014

Cargo: Administrador / Questão 64

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem. Entre as técnicas para aprimoramento de processos destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716440

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) 2014

Cargo: Técnico Administrativo / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com relação às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os itens que se seguem. O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 989918

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor de Ensino Básico - Área Gestão / Questão 34

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A pesquisa interdisciplinar
  • A. está relacionada a um campo específico do saber, o que se denomina especialização.
  • B. superpõe conhecimentos de diferentes áreas.
  • C. privilegia a geração de conhecimentos de natureza teórica.
  • D. integra valores disciplinares e decorre da relação entre ciência e tecnologia.
  • E. busca gerar conhecimentos comuns a todos os campos, de forma a transcender suas disciplinas de origem.

Questão 989919

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor de Ensino Básico - Área Gestão / Questão 35

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A pesquisa que recorre à interdisciplinaridade pode mobilizar até três de suas dimensões. Nessa perspectiva, ao se conduzir o que se define como uma abordagem pragmática de problemas concretos, centrada em produzir resultados de pesquisa pelos meios disciplinares disponíveis, mobiliza-se a dimensão
  • A. conceitual.
  • B. crítica.
  • C. instrumental.
  • D. cognitiva.
  • E. teórica.

Questão 649136

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) 2013

Cargo: Analista Administrativo / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.

O processo primário não entrega valor direto ao cliente, mas apenas agrega valor aos colaboradores que lidam com clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 962995

Petrobras 2018

Cargo: Administrador Júnior / Questão 58

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Numa palestra aos recém-contratados da empresa, o palestrante diz que os novos funcionários estão ingressando numa organização inteligente e inovadora, numa organização capaz de gerir o conhecimento de modo estruturado e integrado’.

Com base nessa afirmação, conclui-se que essa empresa

  • A. desenvolve um modelo de gestão de informação fundamentado no uso de ferramentas e tecnologias envolvidas na coleta, análise e transmissão de dados.
  • B. considera que conhecimento é sinônimo de dados, e que esses dados descritivos são necessários e suficientes para a tomada de decisão racional e qualificada.
  • C. possibilita, suporta e encoraja o desenvolvimento dos ativos de conhecimento, a gestão do fluxo de conhecimento e a disponibilização do conhecimento para uso.
  • D. reconhece que muito do seu know-how permanece tácito, mas é crítico quanto à finalidade e ao modo como as decisões são tomadas, já que o conhecimento pode ser separado dos “conhecedores”.
  • E. gerencia o seu conhecimento de modo direto, separando “o que se sabe” de “quem sabe” e administra diretamente os ativos de conhecimento e como ele é compartilhado entre indivíduos e grupos.

Questão 958060

Superior Tribunal Militar (STM) 2018

Cargo: Técnico Judiciário - Área apoio especializado - Especialidade - Programação de Sistema / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Técnicos de um órgão da administração pública consideram que a execução de serviços administrativos é mais importante que o atendimento ao público. Por isso, o atendimento é realizado em sistema de revezamento e rotineiramente, sendo necessário repor atendentes devido a conflitos com clientes e ausências de servidores nos dias da escala de trabalho.

Nessa situação hipotética,

as ausências das escalas são atitudes que passam desapercebidas pela opinião pública; por isso, é dispensável qualquer tipo de intervenção do gestor responsável pelo setor em que os servidores faltosos estiverem lotados.
  • C. Certo
  • E. Errado