Administração Processo Administrativo Organização

O poder é um fenômeno social e político observado nas relações humanas e organizacionais. No plano das organizações, cinco fontes de poder podem ser apontadas:

1) o de recompensa, baseado na capacidade de recompensar.

2) o coercitivo, baseado na percepção de que o detentor do poder tem capacidade de coagir e punir.

3) o legítimo, baseado na percepção de que o detentor do poder tem o direito de usar sua influência e da correspondente obrigatoriedade de todos seguirem sua orientação.

4) o referente, baseado na identificação entre o detentor do poder e aqueles que lhe devem obediência.

5) o especializado, baseado no conhecimento especial atribuído ao detentor do poder por aqueles que lhe devem obediência.

No caso da relação funcional e hierárquica existente entre superior x subordinados, são aplicáveis as fontes de poder:

  • A. 1, 2, 3, 4 e 5
  • B. 1 e 4 apenas
  • C. 2, 3 e 5 apenas
  • D. 1 e 3 apenas
  • E. 2, 3, 4 e 5 apenas.