Administração Processo Administrativo Organização

Algumas organizações tendem a funcionar como grupos unitários, outras como sistemas políticos vibrantes, tendo o tipo de política pluralista (...) como base, enquanto outras são campos de batalha onde grupos rivais se engajam em guerras contínuas.
Características unicista, pluralista e radical são freqüentemente encontradas, respectivamente, em organizações que desenvolvem:

  • A.

    história longa e contínua de administração paternalista; lugar para os empregados adquirirem autonomia; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • B.

    história longa e contínua de administração pluralista; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e autonomia dos empregados.

  • C.

    história longa e contínua de administração radical; autonomia dos empregados; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • D.

    história longa e contínua de administração pluralista com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são raros; e lugar para os empregados adquirirem autonomia.

  • E.

    história longa e contínua de administração radical, mas com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e tendência à liberalidade nas decisões pautadas no coletivo.