Administração Processo Administrativo Organização

Uma organização é centralizada quando os gestores de níveis hierárquicos superiores retêm e concentram o poder e a autoridade para tomar decisões, reduzindo, assim, o grau de delegação. E uma organização é descentralizada quando os gestores de níveis hierárquicos superiores delegam autoridade e responsabilidade para os gestores de níveis hierárquicos inferiores. Abaixo estão descritas algumas vantagens desses modelos de organização. Relacione a qual modelo cada vantagem corresponde e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

( ) maior uniformidade de políticas, procedimentos e decisões da organização

( ) maior criatividade na busca de soluções

( ) redução do risco de erro pelos subordinados (por falta de informação ou capacidade)

( ) possibilidade de um controle mais apertado das operações

( ) decisões mais adaptadas às condições locais

( ) maior agilidade, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões

1 - Organização Centralizada

2 - Organização Descentralizada

  • A.

    2–2–1–1–2–1

  • B.

    1–2–1–2–2–2

  • C.

    2–1–1–1–2–1

  • D.

    1–1–1–2–2–2

  • E.

    1–2–1–1–2–2