Administração Processo Administrativo Organização

Para usufruir das vantagens da delegação de autoridade e dos benefícios de uma empresa descentralizada, um administrador deve adotar o seguinte procedimento:

  • A.

    manter as políticas e os procedimentos de forma padronizada, sem variações entre os diversos departamentos da empresa, de modo a ter tempo para tomar decisões táticas e operacionais.

  • B.

    concentrar as decisões nos níveis superiores, de forma que elas sejam mais consistentes com os objetivos empresariais, facilitando, assim, a especialização e a qualificação da alta direção.

  • C.

    motivar os funcionários e fazê-los se comprometerem com tal delegação, independentemente de sua capacidade, de seu tempo e dos recursos necessários para o bom desempenho dessa tarefa.

  • D.

    permitir que as decisões sejam tomadas pelos próprios executores, que, em geral, têm mais informação sobre os problemas, mas sem perder a coordenação e o controle da situação.

  • E.

    aumentar o grau de formalização da organização, elaborando descrições explícitas de tarefas e flexibilizando os procedimentos referentes aos processos de trabalho.