Administração Processo Administrativo Organização

Relacione a primeira (superior) com a segunda (inferior) coluna:

A. Estrutura Linear

B. Estrutura Funcional

C. Estrutura Linha-Staff

D. Estrutura com Base em Função

E. Estrutura Tipo Comissão ou Colegiado

F. Estrutura Divisional

G. Estrutura com Base em Projetos

H. Estrutura Matricial

( ) O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

( ) Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo.

( ) É a de estágio mais desenvolvido dentre as estruturas contemporâneas, pois combina as estruturas baseadas em projetos ou produtos.

( ) Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.

( ) Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa.

( ) Caracteriza-se pela pluralidade de membros que dividem a responsabilidade, embora não caiba a eles o poder decisório maior. Embora prevaleça a vontade da maioria, cabe ao chefe-executivo, a responsabilidade pelo que foi decidido.

( ) Ocorre quando a empresa está organizada através de um conjunto de várias divisões de produção, ou seja, quando, devido a algumas atividades vinculadas a um objetivo comum, estão agrupadas em um mesmo setor.

( ) Esta estrutura agrupa num órgão específico, as atividades análogas e interdependentes e constitui uma unidade setorial da instituição.

A alternativa correta é:

  • A. B, A, H, C, F, E, G, D.
  • B. B, A, H, C, G, E, F, D.
  • C. H, B, C, E, G, D, F, A.
  • D. F, D, C, A, C, H, B, E.