Questões de Concurso de Planejamento do Projeto - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 485776

Casa da Moeda do Brasil 2012

Cargo: Analista da CMB - Área recursos humanos / Questão 17

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Em uma reunião de trabalho numa empresa, José apresentou um projeto inovador que poderia melhorar significativamente os padrões de qualidade dos serviços da organização. Na avaliação do projeto, ocorreram as seguintes situações:

• Marta e Luísa racionalizaram qualquer resistência às premissas assumidas por José.

• Marcos e Júlia pressionaram os membros questionadores do grupo para que eles apoiassem a alternativa preferida pela maioria.

• Vitória e Alexandre mantiveram silêncio sobre suas dúvidas.

• O grupo todo interpretou o silêncio dos seus membros como um voto majoritário pelo sim.

Esse grupo está manifestando sintomas de

  • A.

    conflito de papéis

  • B.

    desvio de comportamento

  • C.

    pensamento grupal

  • D.

    folga social

  • E.

    iniquidade de status

Questão 712999

Caixa Econômica Federal (CEF) 2014

Cargo: Engenheiro - Área Agronômica / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão de projetos, julgue os próximos itens. No processo de planejamento de um projeto, cria-se o plano de gerenciamento, responsável por documentar como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 725138

Ministério da Educação (MEC) 2014

Cargo: Especialista em Processos de Negócios / Questão 100

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a projeto, julgue os itens que se seguem. O acróstico SMART é comumente utilizado para a definição das metas de um projeto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 725143

Ministério da Educação (MEC) 2014

Cargo: Especialista em Processos de Negócios / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere a projeto, julgue os itens que se seguem. A definição do escopo é a primeira providência a ser tomada no processo de planejamento de um projeto, começando-se com as metas ou os objetivos do projeto e fazendo-se um detalhamento até que ao menos as entregas e os requisitos sejam definidos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 683796

Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região (TRT 12ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A metodologia CPM − Critical Path Method, utilizada no planejamento de projetos, está diretamente relacionada com o

  • A.

    planejamento do tempo do projeto, utilizando o conceito de caminho crítico para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico- evolutiva.

  • B.

    estabelecimento de padrões de desempenho mínimos, lidando com as variáveis não mensuráveis do projeto.

  • C.

    gerenciamento de recursos humanos com a mobilização e desenvolvimento da equipe do projeto, sem priorizar, necessariamente, seu tempo de execução.

  • D.

    gerenciamento prioritário dos custos do projeto, identificando e minimizando desperdícios de insumos.

  • E.

    controle das variáveis endógenas e exógenas do projeto, buscando maximizar a sua governabilidade e priorizar o planejamento dos custos envolvidos.

Questão 669641

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Tecnologista Júnior - Área Qualidade / Questão 51

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

A maneira mais eficiente de iniciar um projeto de melhoria da qualidade em uma empresa é

  • A.

    criar uma equipe multifuncional para coordenar o processo de mudança.

  • B.

    indicar um gerente para o projeto.

  • C.

    elaborar um plano de trabalho, obter os recursos necessários e implementar o projeto.

  • D.

    criar a consciência entre todos os funcionários da necessidade de mudanças e de como essas mudanças serão realizadas.

  • E.

    contratar um consultor externo para planejar e implementar as mudanças.

Questão 665402

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - SP 2013

Cargo: Assistente em C&T - Área Administração / Questão 56

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Ao se determinar que o resultado de um certo projeto está atrelado à ausência de deficiências e que o produto/serviço se encontra de acordo com o projeto, enfoca-se o conceito de qualidade relativo a

  • A.

    valor.

  • B.

    regularidade.

  • C.

    adequação ao uso.

  • D.

    efeito pigmalião.

  • E.

    efeito halo.

Questão 598788

Ministério de Minas e Energia (MME) 2013

Cargo: Gerente de Projetos / Questão 65

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no conteúdo e na estrutura de projetos, verifica-se que o texto acima trata

  • A.

    de um componente do projeto.

  • B.

    dos procedimentos de gestão do projeto.

  • C.

    dos procedimentos de gestão financeira do projeto.

  • D.

    do objetivo geral do projeto.

  • E.

    de um subcomponente do projeto.

Questão 640389

Ministério da Integração Nacional (MI) 2013

Cargo: Administrador / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo em vista que o gerenciamento de projetos deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser considerado lugar-comum no universo administrativo, julgue os itens subsecutivos, acerca de elaboração, análise, avaliação e gestão de projetos.

A estrutura analítica do projeto — cuja criação, por constituir tarefa essencial, deve ser desenvolvida pela equipe de projeto — é a base do projeto, da qual se podem estimar os custos, o tempo e os riscos de cada pacote de trabalho, e não somente do projeto como um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 601256

Ministério de Minas e Energia (MME) 2013

Cargo: Assistente Administrativo / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Acerca de objetivos gerais e específicos de um projeto, assinale a opção correta.

  • A.

    Os objetivos gerais e específicos integram o texto de introdução de um projeto, sendo prescindíveis na definição do projeto.

  • B.

    Os objetivos de um projeto dividem-se, usualmente, em gerais e específicos, sendo os objetivos gerais as metas de curto prazo a serem atingidas e os específicos, as de longo alcance.

  • C.

    De acordo com a teoria de formulação dos objetivos de um projeto, não se deve empregar verbos no infinitivo — tais como contribuir, analisar, descrever, investigar e comparar — na redação dessa formulação.

  • D.

    Se o projeto estiver corretamente desenhado, o atingimento dos objetivos específicos é a orientação teoricamente programada para o atingimento dos objetivos gerais do projeto.

  • E.

    A estrutura e os objetivos de projetos constituem uma área não abrangida pelos estudos de metodologia de pesquisa.