Administração Processo Administrativo Planejamento

Uma secretaria vinculada a um órgão público federal está idealizando um programa de responsabilidade social (PRS) cujas bases iniciais são o desenvolvimento de um projeto de educação continuada para servidores e funcionários terceirizados e a implantação de um projeto na área de trabalho e saúde, que tem como objetivo desenvolver ações que melhorem a qualidade da saúde, o desempenho profissional, promova a melhoria do nível de motivação de pessoal, além de diminuir o percentual de turnover existente na organização.

O projeto de educação continuada pretende oferecer cursos em nível de ensino fundamental, bolsas de estudo parciais para os servidores que queiram obter formação universitária, além de cursos técnicos em áreas específicas de atuação e outros, como de línguas estrangeiras, culinária etc.

O projeto na área de trabalho e saúde inclui a implantação e o acompanhamento de atividades de ginástica laboral, atividades físicas e de relaxamento, além do apoio financeiro para o desenvolvimento de atividades desportivas na organização, como equipes de vôlei, basquete e futebol.

Considerando a situação hipotética descrita acima, assinale a opção correta, relativamente ao tema planejamento.

  • A.

    Caso a secretaria defina que o projeto na área de trabalho e saúde tenha como atividade inicial a execução de um cronograma de ginástica laboral de 10 minutos para cada um dos departamentos, tal atividade deve ser entendida como estratégia para o desenvolvimento do PRS dessa secretaria.

  • B.

    Caso a secretaria desenvolva, com base em um calendário de execuções predefinido, uma representação gráfica dos maiores e menores percentuais de riscos e os impactos em cada atividade executada pelos integrantes da organização, ela estará utilizando caracteristicamente o instrumento de planejamento denominado gráfico de Gantt.

  • C.

    Considere-se que realizada pesquisa nos dados de controle de exames médicos feitos semestralmente pelo departamento de recursos humanos dessa secretaria, identificou-se que os índices de obesidade e de faltas ao trabalho decorrentes de sintomas referentes ao estresse estavam aumentando cerca de 10% a cada semestre. Nesse caso, é correto afirmar que tal pesquisa objetiva dar suporte à análise situacional, que será alicerce para o diagnóstico de hipóteses do planejamento.

  • D.

    Suponha-se que, após a implantação do projeto na área de trabalho e saúde, os índices de obesidade e de faltas ao trabalho tenham ficado abaixo do inicialmente idealizado. Nesse caso, demanda-se uma ação corretiva a ser realizada para se manter o índice de desempenho no nível ideal, nem abaixo, nem acima do que fora previsto.