Administração Processo Administrativo Planejamento

De maneira geral, um planejamento de políticas públicas é composto por três fases: (1) estabelecimento de objetivos a alcançar; (2) tomada de decisões a respeito das ações futuras; e (3) elaboração de planos.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Os objetivos são resultados futuros que a organização pretende atingir. Assim, objetivos organizacionais podem se desdobrar em estratégia, políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas.
II. Existem diversos métodos que auxiliam os gestores públicos na sua tomada de decisões. Dentre eles, destacam-se a pesquisa operacional, que utiliza diversos modelos analíticos ou matemáticos para verificar as relações entre os vários fatores e alternativas na forma de modelos matemáticos; e as árvores de decisão, que auxiliam o gestor a visualizar os possíveis resultados das alternativas envolvidas nas decisões públicas.
III. O plano é a última fase do processo de planejamento e é considerado como o resultado do processo de implementação do planejamento. Assim sendo, um plano é um curso de ação sobre um período especificado de tempo.
Assinale:
  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.