Administração Processo Administrativo Planejamento

Para um planejamento estratégico eficaz, fazem-se necessários planejamento, execução, verificação e atuação corretiva ou replanejamento; ou seja, constante avaliação dos ambientes ou cenários envolvidos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O planejamento constitui-se das seguintes etapas: definição de objetivos ou de resultados esperados, avaliação das alternativas e escolha de um curso específico de ação. Se bem definidos, os objetivos dispensam revisões.

  • B.

    O planejamento estratégico é formulado pelos departamentos e define a visão, a missão, os valores, o futuro da empresa, os objetivos de curto prazo e as formas de atuação no mercado.

  • C.

    A função de controle não envolve o feedback das áreas operacionais, pois estas só se limitam à execução das ações.

  • D.

    As diferenças básicas entre o planejamento operacional e o tático podem ser, respectivamente, prazo mais longo e amplitude mais abrangente; prazo mais curto e amplitude mais restrita.

  • E.

    Planejamento estratégico compreende planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos e organizacional. E estes, por sua vez, são desenvolvidos em nível tático, antes de serem consolidados no plano estratégico.