Administração Processo Administrativo Planejamento

A administração estratégica é uma das áreas de estudos organizacionais que observa aspectos relativos à interação da organização com o ambiente (mercado). Um dos pilares dessa relação reside no setor de produção e operações das empresas. Dessa forma, o setor de produção é estudado pelos teóricos não só pelo seu aspecto operacional, mas, principalmente, pelo seu papel estratégico. Assinale a opção que traduz o caráter estratégico da área de produção nas organizações.

  • A.

    A gestão estratégica de operações consiste em criar um padrão de decisões coerentes com a gestão estratégica, priorizando a alocação de recursos escassos, levando em conta os elementos estratégicos, já que a eficiência operacional é condição suficiente para êxito estratégico.

  • B.

    O bom desempenho operacional está relacionado ao posicionamento estratégico da empresa na decisão de investimentos, mutuamente excludentes, como, por exemplo, o tipo de produto que se pretende produzir. Esse mecanismo é conhecido como trade-off.

  • C.

    O bom desempenho operacional demandará que a empresa desenvolva eficiência em todos os critérios qualificadores, atingindo o maior número de carteira de clientes, de forma pulverizada, aumentando a sua capilaridade e diminuindo riscos. Esse mecanismo é conhecido como trade-off.

  • D.

    As estratégias organizacionais devem estar alinhadas a sua estrutura. A independência entre essas dimensões da organização permite que a estratégia seja definida de forma isolada das condições estruturais.