Administração Processo Administrativo Planejamento

Segundo Michel Porter, podem-se identificar algumas estratégias genéricas potencialmente bem sucedidas caso se queira obter um desempenho melhor que os competidores na indústria, como, por exemplo: Liderança em Custo, Diferenciação e Enfoque.

Nesse sentido, sobre as estratégicas genéricas, constata-se que a

  • A.

    posição de liderança em custo, para ser alcançada, normalmente necessita de market share significativo, que traga ganhos de escala, ou outras vantagens, entre as quais o acesso privilegiado à matéria-prima.

  • B.

    característica única dos produtos ou serviços em uma estratégia de diferenciação também permite a obtenção de menores margens, aumentando a necessidade de adoção de uma posição de baixo custo.

  • C.

    estratégia de diferenciação implica que a firma deve ignorar custos para reforçar a sua posição competitiva, já que a liderança em custo não é uma ação do seu planejamento.

  • D.

    estratégia de liderança em custo e a estratégia de enfoque têm como meta atingir seus objetivos em toda a indústria; por outro lado, a estratégia de diferenciação é construída visando a atender um alvo em particular.

  • E.

    diferenciação dificulta a obtenção de vantagens competitivas, porque cria lealdade do consumidor à marca, o que resulta em maior sensibilidade ao preço.