Administração Processo Administrativo Planejamento

Ainda que a literatura profissional sobre gestão de pessoas privilegie conteúdos relacionados às funções de pessoal, tais como recrutamento e seleção, gestão do desempenho e treinamento, desenvolvimento e educação, é importante que os profissionais da área compreendam como essas práticas interagem com o contexto e o ambiente organizacional e institucional, cujas características acabam por condicionar sua efetividade e legitimidade. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.

  • A.

    Isomorfismo mimético pode ser exemplificado quando uma organização decide implantar um modelo estratégico de gestão de pessoas para se manter legítima, e não em razão da eficácia e eficiência.

  • B.

    Quanto maior a estabilidade e a complexidade ambiental, mais precisas serão as informações de que disporão os tomadores de decisão de uma organização.

  • C.

    Formalização, especialização e centralização configuram estratégias organizacionais que orientam a implantação de modelos estratégicos de gestão de pessoas.

  • D.

    Análises ambientais efetuadas por meio do modelo dos acionistas permitem que a unidade de gestão de pessoas reconheça os grupos ou indivíduos ante os quais deve manterse legítima.

  • E.

    Estruturas organizacionais mecanicistas permitem maior controle sobre a incerteza ambiental pressuposta pelos modelos estratégicos de gestão de pessoas.