Administração Processo Administrativo / Funções Administrativas Planejamento

Na visão de Idalberto Chiavenato (2006), o planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação, através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas como: porque a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um período de tempo. Trata-se de uma metodologia de planejamento gerencial
  • A. na qual o processo de definição de visão consiste na análise e revisão dos propósitos atuais da organização para identificar seus valores.
  • B. que contempla um diagnóstico institucional/estratégico cuja finalidade é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.
  • C. que identifica, em primeiro lugar, a missão da organização, ou seja, as crenças, comportamentos e padrões que orientam a sua atuação.
  • D. que separa as variáveis internas, ou seja, os valores da organização, e as externas, consistentes nos cenários, sendo as primeiras controláveis e as segundas apenas gerenciáveis.
  • E. na qual a identificação da visão e dos valores da organização corresponde à fase inicial de análise interna e a identificação de cenários e definição da missão da organização constitui a fase final, dita externa.