Questões de Concurso de PMBOK - Administração

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 926164

Tribunal de Justiça   - MS (TJMS/MS) 2017

Cargo: Analista Judiciario - Área Meio / Questão 23

Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Nível: Superior

A definição de Projeto do Project Management Body of Knowledge PMBOK® é: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Considerando, também, que gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, considere as seguintes afirmações.

I. No gerenciamento de projetos, as partes interessadas (stakeholders) são pessoas ou organizações (por exemplo, clientes, patrocinadores, organização executora ou o público) ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. As partes interessadas podem exercer influência sobre o projeto e requisitos, mas não sobre os membros da equipe de projeto.

II. O PMBOK ® é uma metodologia de gerenciamento de projetos que descreve os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores práticas na forma de um padrão ou framework, semelhante às normas da ISO (International Organization for Standardization). Os passos de execução e a correspondente sequência estão distribuídos nos processos, que, por sua vez, fazem parte das áreas de conhecimento.

III. Além do agrupamento dos processos por área de conhecimento, o PMBOK também agrupa os processos por Grupos de Processos. Além dos grupos de Iniciação e Encerramento, um projeto pode transitar entre os grupos de Planejamento, Execução, Controle e retornar para o Planejamento, prosseguindo no caminho regular na sequência até o seu encerramento.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. I, II e III.
  • E. III.

Questão 926176

Tribunal de Justiça   - MS (TJMS/MS) 2017

Cargo: Analista Judiciario - Área Meio / Questão 35

Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Nível: Superior

Após ler e analisar o texto, associe o aspecto com as 10 áreas do conhecimento do PMBOK. Um arquiteto desenvolve a imagem mental do edifício que deseja criar muito antes de começar a desenhar, da mesma forma, o gestor de um projeto deve ter uma visão clara de como seu projeto impactará o futuro. Essa visão do futuro, pode ser descrita respondendo à pergunta: "Como as coisas serão diferentes neste novo contexto, quando esse problema for resolvido?" Desenvolva a imagem mental do como os processos e a segurança da comunidade serão melhorados, uma vez que o problema ou a Não Conformidade que afeta o sistema deixa de existir. Dialogue com a parte interessada ou interveniente sua visão em termos de segurança pública, e não apenas as questões tecnológicas. O próximo passo é decidir como você vai resolver seu problema e alcançar sua visão.

 Para estruturar o projeto, é recomendado gerência de projetos por meio das melhores práticas, fundamentada no PMBOK (Project Management Body of Knowledge), o qual trabalha com dez áreas de conhecimento.

São elas:

________________________ – responsável pelos processos requeridos para adquirir bens e serviços externos à organização executora do projeto, com discussão a partir da perspectiva do comprador.

________________________ – responsável pela satisfação do cliente, buscando sempre entender, avaliar, definir e gerenciar as expectativas para que os requisitos do cliente sejam atendidos.

________________________ – Uma das áreas mais importantes do projeto, segundo o PMBOK. Área responsável por monitorar e controlar vários aspectos do projeto, procurando desvios e tendências para identificá-los precocemente. ________________________ – realiza atividades para entregar o produto, serviço ou resultado e estabelece critérios para determinar se o projeto foi completado. O escopo serve de linha de base para o gerenciamento do projeto até a entrega do produto do projeto.

________________________ – estabelece os custos dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. A estimativa do custo de cada ciclo de vida pode aprimorar a tomada de decisões e são usadas para reduzir o custo e o tempo de execução, melhorando a qualidade e o desempenho da entrega do projeto. ________________________ – inclui características de unificação, consolidação, comunicação e integração de ações que são cruciais para a execução do projeto. ________________________ – emprega os processos necessários para confirmar a geração, distribuição, armaznamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.

________________________ – é responsável por identificar e documentar funções do projeto, responsabilidades, habilidades necessárias, relatando os relacionamentos e criando um plano de gerenciamento de pessoal.

________________________ – inclui todos os processos necessários para assegurar que o projeto será concluído no prazo previsto. É a área mais visível do projeto, pois é influenciada por diversas outras.

________________________ – identifica as pessoas ou empresas que podem afetar ou serem afetados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto. Analisa e documenta informações relevantes sobre seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e potencial de impacto no sucesso de seu projeto.

Identifique a alternativa que melhor define a associação do aspecto com as 10 áreas do conhecimento do PMBOK.

  • A. Gerenciamento de recursos humanos / Gerenciamento do tempo / Gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) / Gerenciamento de aquisições / Gerenciamento da qualidade / Gerenciamento de riscos / Gerenciamento de escopo / Gerenciamento de custos / Gerenciamento da integração / Gerenciamento das comunicações.
  • B. Gerenciamento de aquisições / Gerenciamento da qualidade / Gerenciamento de riscos / Gerenciamento de escopo / Gerenciamento de custos / Gerenciamento da integração / Gerenciamento das comunicações / Gerenciamento de recursos humanos / Gerenciamento do tempo / Gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders).
  • C. Gerenciamento de riscos / Gerenciamento de custos / Gerenciamento da integração / Gerenciamento da qualidade / Gerenciamento das comunicações / Gerenciamento de recursos humanos / Gerenciamento do tempo / Gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) / Gerenciamento de escopo / Gerenciamento de aquisições.
  • D. Gerenciamento de escopo / Gerenciamento de custos / Gerenciamento da integração / Gerenciamento de aquisições / Gerenciamento da qualidade / Gerenciamento de riscos / Gerenciamento de recursos humanos / Gerenciamento do tempo / Gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) / Gerenciamento das comunicações.
  • E. Gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) / Gerenciamento das comunicações / Gerenciamento de recursos humanos / Gerenciamento de aquisições / Gerenciamento da qualidade / Gerenciamento de riscos / Gerenciamento de escopo / Gerenciamento de custos / Gerenciamento da integração / Gerenciamento do tempo.

Questão 926429

Cargo: / Questão 48

Banca:

Nível:

O gerenciamento do tempo, assim como o gerenciamento do escopo, correspondem a algumas das áreas indicadas no PMBOK. Tempo e escopo fazem parte da área de gerenciamento do projeto, assim como o planejamento corresponde a uma das fases do projeto.

Assinale a opção que indica a fase que não faz parte de um projeto.

  • A. Controle.
  • B. Pesquisa.
  • C. Encerramento.
  • D. Iniciação.
  • E. Execução.

Questão 830376

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Técnico de Gestão Educacional - Área Apoio Administrativo / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Médio

Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue os próximos itens. De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 876970

Procuradoria Geral do Estado - MT (PGE/MT) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista PGE - Área Administrador / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considera-se bem sucedida a gestão de um projeto quando o mesmo é concluído no prazo estabelecido, dentro do custo estimado, respeitando os requisitos de segurança e qualidade e, notadamente, quando seus resultados atendem às necessidades dos clientes, da alta administração e das demais partes interessadas. Para consecução de tais finalidades, o PMBOK, que é uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, descreve algumas áreas de conhecimento fundamentais, entre as quais,
  • A. gerenciamento de escopo, que compreende a criação da estrutura analítica do projeto.
  • B. mapeamento dos processos de trabalho, apresentado por uma representação gráfica de etapas.
  • C. desenvolvimento do fluxograma, com descrição detalhada de todas as etapas do projeto.
  • D. cadeia de valor, que indica a agregação de valor dada com a participação de cada agente.
  • E. gestão de prioridades, que classifica os projetos de acordo com o grau de relevância e urgência.

Questão 812768

Companhia Pernambucana de Gás - PE (Copergás/PE) 2016

Cargo: Analista - Área Administrador / Questão 46

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O PMBOK é uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, que aborda áreas de conhecimento relativas a gestão de projetos, entre as quais,

I. Gerenciamento de Escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto.

II. Caminho Crítico, identificando a sequência lógico-evolutiva das atividades envolvidas no projeto.

III. Gerenciamento da Integração, que procura assegurar a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. I.
  • C. I e III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Questão 918881

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO 2017

Cargo: Administrador / Questão 45

Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Nível: Superior

De acordo com o guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos (ou Project Management Body of Knowledge ̶ PMBOK), os processos para gestão de custos de projetos são:
  • A. projeção bottom-up, valor monetário esperado dos custos e custo padrão.
  • B. estimativa de custos, orçamento de custos e controle de custos.
  • C. custo padrão, cálculo do mark-up e redução de custos.
  • D. projeção top-down, orçamento de custos e apuração dos custos.

Questão 821277

Tribunal de Contas Estadual - PR (TCE/PR) 2016

Cargo: Analista de Controle - Área Administração / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito do ciclo de vida dos projetos, assinale a opção correta, de acordo com o guia PMBOK.
  • A. Em qualquer fase do projeto, alterações feitas no produto implicam excesso de retrabalho.
  • B. À medida que o projeto vai sendo executado, decresce a quantidade de pessoas nele envolvidas.
  • C. O nível de esforço é elevado no início do projeto, diminui durante a execução e volta a ser elevado no final.
  • D. Os riscos e as incertezas crescem à medida que o projeto se aproxima do final.
  • E. Os custos de um projeto são baixos no início, aumentam gradativamente durante a execução e caem rapidamente quando o projeto se aproxima do final.

Questão 821278

Tribunal de Contas Estadual - PR (TCE/PR) 2016

Cargo: Analista de Controle - Área Administração / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base no guia PMBOK, assinale a opção correta, acerca dos processos de iniciação e de planejamento de projetos.
  • A. A elaboração da estrutura analítica do projeto faz parte do processo denominado definir escopo.
  • B. Segurança, performance e confiabilidade são exemplos de requisitos funcionais do projeto.
  • C. Com a finalidade de primar pela satisfação do cliente, o responsável pela execução do projeto deve entregar mais do que o solicitado pelo cliente.
  • D. No processo de planejar o gerenciamento do escopo, não se deve descartar a possibilidade de criação de um comitê de controle de mudanças.
  • E. O nível mais elevado da estrutura analítica do projeto é denominado de pacote de trabalho.

Questão 813232

Tribunal de Contas Estadual - PA (TCE/PA) 2016

Cargo: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Especialidade: Administração / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos. Conforme o enfoque administrativo proposto pelo Guia PMBOK, a gestão de projetos inclui escopo, tempo, custos, qualidade e recursos humanos.
  • C. Certo
  • E. Errado