Administração Processo Administrativo

Acerca do planejamento, controle e direção em administração, julgue os itens a seguir.

I Análise situacional é a etapa do planejamento estratégico responsável pelo estudo do histórico, exame das condições atuais e previsão de situações futuras, com foco nas forças internas que agem na organização e nos fatores do ambiente externo que influenciam a organização.

II Como forma de se preparar para enfrentar ambientes de negócio cada vez mais dinâmicos e de rápidas mudanças, com enfrentamentos competitivos contínuos, organizações passaram a empregar a administração estratégica em lugar do planejamento estratégico como forma de obtenção de vantagem competitiva. São características da administração estratégica: avaliação constante das oportunidades e ameaças do ambiente externo, análise dos pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno, estabelecimento da missão e da visão, envolvimento de várias áreas da organização no processo decisório, consideração dos interesses dos stakeholders, formulação de estratégias nos níveis empresarial, funcional e das unidades de negócio.

III Desvios indesejados em relação ao alcance de metas organizacionais são minimizados por meio da adoção de sistemas de controle.

IV Descentralização, centralização, unidade de comando, autoridade, poder, responsabilidade e delegação são aspectos a serem considerados em uma direção eficaz. A esse respeito, é correto afirmar que empowerment é uma forma moderna de delegar, na qual não são apenas transferidas responsabilidades pela execução de determinadas tarefas, mas eliminadas limitações de atuação e incentivada a iniciativa em benefício dos objetivos organizacionais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4