Administração Processo Administrativo

Dá-se o nome de processo administrativo a uma seqüência de atividades que formam um todo integrado ou um conjunto de operações contínuas e recorrentes necessárias para realizar uma ação integrada. Portanto, quando consideradas como um conjunto, as funções do administrador formam o processo administrativo. Por essa razão, o processo administrativo é cíclico e recorrente.

À medida que se repete como um ciclo, o processo administrativo permite uma contínua correção e ajustamento por meio da retroação. Assim, o desenvolvimento de um ciclo permite definir as alterações e mudanças que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, e assim sucessivamente. O processo administrativo opera sobre as pessoas e recursos da organização no intuito de alcançar objetivos. E assim, ele está presente em toda a atividade organizacional.

O conceito de processo administrativo não é uma simples seqüência fixa de eventos nem algo parado ou estático. Pelo contrário, as funções que constituem o processo administrativo agem umas sobre as outras e cada uma delas afeta as demais. Assim sendo, o processo administrativo adequadamente executado envolve inúmeras atividades, as quais incluem

I. Planejar, cooperar, executar e prevenir.

II. Controlar, organizar, preparar e executar.

III. Desenvolver, segurar, repousar e escolher.

IV. Planejar, organizar, controlar e dirigir.

V. Reunir recursos, planejar, comprar e vender.

VI. Funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de segurança.

Pode-se afirmar que está(ão) correto(s)

  • A.

    apenas o item VI.

  • B.

    I, II, III, IV, V e VI.

  • C.

    apenas os itens I, II e III.

  • D.

    apenas o item IV.

  • E.

    apenas o item V.