Administração Processo Administrativo / Funções Administrativas

A organização pode ser conceituada como um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Este conceito, entretanto, compreende somente o aspecto formal da organização, mas quase sempre o quadro real de comportamento e de relações apresentados pelas pessoas da organização se afasta do plano formal, surgindo a organização informal. Assinale a alternativa que relaciona de forma correta o tipo de organização (formal ou informal) às características apresentadas

  • A.

    Na organização informal são considerados os laços de relacionamento e cooperação que os indivíduos conseguem estabelecer entre si, independentemente dos cargos ocupados.

  • B.

    Na organização informal o organograma reflete fielmente a forma como se dá o relacionamento entre as pessoas.

  • C.

    Numa organização formal existe preocupação com os sentimentos de integridade pessoal, respeito próprio e livre escolha por parte dos indivíduos ou grupos.

  • D.

    O agregado de contatos e interações pessoais e os agrupamentos de pessoas associadas são características da organização formal.

  • E.

    As normas, os métodos e processos de trabalho são concebidos pelos criadores da organização informal.