Questões de Concurso de Processo de Negociação - Administração

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Questão 673346

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 26

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da negociação integrativa e da distributiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Em ambos os tipos de negociação, a melhor solução é a que potencializa uma das partes.

  • B.

    Em ambos os tipos de negociação, o relacionamento entre as partes é de curto prazo.

  • C.

    Tanto na negociação integrativa quanto na distributiva, as partes elaboram acordos criativos viáveis para todos.

  • D.

    Na negociação integrativa, a amplitude de negociação ocorre entre os pontos de resistência das partes envolvidas.

  • E.

    Na negociação distributiva, busca-se a solução que melhor atenda a ambas as partes a longo prazo.

Questão 673347

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 27

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação à terceira parte envolvida em negociações para a solução de conflitos, assinale a opção correta.

  • A.

    Um instrutor é um terceiro com experiência para agir em situações de agressividade entre as partes.

  • B.

    O mediador é um terceiro com autoridade para ditar um acordo entre as partes.

  • C.

    Um consultor é um terceiro, habilitado e imparcial, que busca facilitar a resolução de um problema por meio da comunicação e da análise, com base em seus conhecimentos sobre conflitos.

  • D.

    Um conciliador é um terceiro, confiável, que facilita a solução por meio da razão e persuasão.

  • E.

    Um árbitro é um terceiro, neutro, que estabelece uma comunicação informal entre as partes.

Questão 783075

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2015

Cargo: Técnico Administrativo - Área Apoio Técnico Administrativo - Administração / Questão 56

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento.

A etapa Análise,

  • A. A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento. A etapa Análise,
  • B. desenvolve um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, na qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para o gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente.
  • C. cria as especificações para os processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócios, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócios, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos.
  • D. é a fase que tem por objetivo realizar o desenho aprovado do processo de negócio na forma de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais; prevendo também a elaboração e execução de políticas e procedimentos novos ou revisados.
  • E. tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.

Questão 781180

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Agente Penitenciário Federal - Área 1 / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Um processo de negócio é basicamente um trabalho desenvolvido fim a fim que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que entrega valor aos clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 904235

Hospital Risoleta Tolentino Neves - RN (HRTN/RN) 2017

Cargo: Analista de Recursos Humanos / Questão 21

Banca:

Nível: Superior

Considerando as abordagens gerais para a negociação, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. A principal característica da barganha distributiva é que ela opera em condições de soma-zero: tudo o que eu conseguir ganhar será à sua custa, e vice-versa.
  • B. Na barganha distributiva, a tática usada é tentar fazer com que o oponente concorde com seu ponto-alvo ou chegue o mais perto possível dele.
  • C. Ao contrário da barganha distributiva, a resolução de problemas de maneira integrativa opera sob a premissa de que há um ou mais acordos que podem gerar uma solução ganha-ganha.
  • D. Em termos do comportamento intraorganizacional, se tudo se mantiver estável, a barganha distributiva é preferível à barganha integrativa.

Questão 733880

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) 2014

Cargo: Administrador / Questão 46

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma equipe de projetos está negociando um novo contrato com uma empresa multinacional. Ganhar esse contrato será muito importante para dar maior visibilidade à empresa no mercado e, consequentemente, para ampliar o seu mercado de atuação. Por essa razão, há um grande interesse nessa negociação, e a equipe se sente responsável por conseguir fechar o negócio. Diante dessa situação, uma boa prática no processo de negociação é
  • A. utilizar aspectos emocionais e de caráter particular para sensibilizar a outra parte.
  • B. construir uma relação de confiança mútua entre as partes.
  • C. utilizar critérios subjetivos e subliminares durante o processo.
  • D. buscar maior interação com as pessoas às quais os membros da equipe se assemelham.
  • E. relevar os aspectos referentes ao Código de Ética e aos princípios de conduta da empresa.

Questão 605160

Sergipe Gás S.A. - SE (Sergás/SE) 2013

Cargo: Assistente Técnico Administrativo - Área Recursos Humanos / Questão 30

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

Característica que NÃO faz parte de um processo de negociação:

  • A.

    Existir, pelo menos, duas partes envolvidas.

  • B.

    As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tópicos.

  • C.

    Uma negociação pode apresentar duas abordagens: distributiva e integradora.

  • D.

    Uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios subjetivos para a negociação.

  • E.

    Toda busca de acordo e de consenso requer alguma forma de negociação.

Questão 657780

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 2013

Cargo: Analista Administrativo - Área Comunicação Social / Questão 120

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito de técnicas de negociação e tomada de decisão, julgue os itens subsequentes.

As razões que justificam a tomada de decisão devem ser tão importantes quanto as que justificam a tomada da não decisão, levando-se em consideração aspectos como poder, influência, autoridade, vantagens, desvantagens e circunstâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 413882

Tribunal Regional Eleitoral / Espírito Santo (TRE ES) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 100

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as organizações, julgue os próximos itens.

A mediação caracteriza-se, entre as técnicas de negociação, por envolver uma terceira parte imparcial, que auxilia as demais partes em conflito, incumbida de proferir a decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 413883

Tribunal Regional Eleitoral / Espírito Santo (TRE ES) 2011

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Relações Públicas / Questão 101

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as organizações, julgue os próximos itens.

Um bom negociador deve controlar emoções e sentimentos, ser flexível na negociação e imbuir-se da intenção de construir com as partes uma relação de mútua confiança.

  • C. Certo
  • E. Errado