Questões de Concurso de Processo de Negociação - Administração

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Questão 673346

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 26

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A respeito da negociação integrativa e da distributiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Em ambos os tipos de negociação, a melhor solução é a que potencializa uma das partes.

  • B.

    Em ambos os tipos de negociação, o relacionamento entre as partes é de curto prazo.

  • C.

    Tanto na negociação integrativa quanto na distributiva, as partes elaboram acordos criativos viáveis para todos.

  • D.

    Na negociação integrativa, a amplitude de negociação ocorre entre os pontos de resistência das partes envolvidas.

  • E.

    Na negociação distributiva, busca-se a solução que melhor atenda a ambas as partes a longo prazo.

Questão 673347

Tribunal Regional do Trabalho / 8ª Região (TRT 8ª) 2013

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia / Questão 27

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Em relação à terceira parte envolvida em negociações para a solução de conflitos, assinale a opção correta.

  • A.

    Um instrutor é um terceiro com experiência para agir em situações de agressividade entre as partes.

  • B.

    O mediador é um terceiro com autoridade para ditar um acordo entre as partes.

  • C.

    Um consultor é um terceiro, habilitado e imparcial, que busca facilitar a resolução de um problema por meio da comunicação e da análise, com base em seus conhecimentos sobre conflitos.

  • D.

    Um conciliador é um terceiro, confiável, que facilita a solução por meio da razão e persuasão.

  • E.

    Um árbitro é um terceiro, neutro, que estabelece uma comunicação informal entre as partes.

Questão 962977

Petrobras 2018

Cargo: Administrador Júnior / Questão 40

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Um representante de vendas de uma empresa fechou um contrato de 15 mil reais com um pequeno varejista. Ele envia o pedido para o Departamento de Crédito de sua empresa, mas o crédito não é aprovado devido ao histórico de mau pagador do cliente. No dia seguinte, o representante e o gerente de crédito se reúnem para discutir o problema. O representante não quer perder o negócio, o gerente, também não, mas eles têm medo de trabalhar com um cliente inadimplente. Eles examinam suas posições abertamente e, depois de muita discussão, chegam a uma solução que favorece a ambos: o gerente de crédito aprova a venda, mas o varejista terá de oferecer uma garantia bancária que assegure o pagamento, caso o débito não seja saldado em 60 dias.

Essa negociação acima descrita é um exemplo de

  • A. suavização
  • B. concessão
  • C. não enfrentamento
  • D. barganha distributiva
  • E. barganha integrativa

Questão 962978

Petrobras 2018

Cargo: Administrador Júnior / Questão 41

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma reportagem que aborde as características dos serviços deverá destacar que
  • A. o atendimento pode ser desconsiderado quando o comportamento dos clientes é inconstante.
  • B. o aumento da participação dos clientes diminui a possibilidade de adequação às suas necessidades.
  • C. o preço é um componente importante na percepção dos consumidores sobre o serviço contratado.
  • D. a influência na gestão do atendimento aos clientes será maior quanto menor for a variação na demanda de um negócio.
  • E. as pesquisas de satisfação têm pouca ou quase nenhuma influência na gestão da qualidade do atendimento.

Questão 963082

Petrobras 2018

Cargo: Contador Júnior / Questão 45

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A intensidade com que o negociador orienta suas ações para o relacionamento entre as pessoas e para as tarefas e seus resultados estabelece o modelo de posicionamento estratégico da negociação.

Nesse sentido, um dos modelos preconizados é denominado integração, que

  • A. consiste em ignorar o conflito, enterrá-lo, afastá-lo ou fugir dele.
  • B. consiste na busca conjunta para a solução das divergências e antagonismos.
  • C. consiste na ênfase sobre os interesses de relacionamento, na minimização das diferenças existentes entre as partes conflitantes.
  • D. ocorre quando uma das partes, para atingir sua solução preferida, impõe-se sobre a outra, que vê frustradas suas expectativas e perde.
  • E. tem início no ponto em que as partes estão empenhadas em uma batalha na qual ou se ganha ou se perde, parecendo haver, porém, um relativo equilíbrio de forças e alguma interdependência.

Questão 969322

Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) 2018 (2ª edição)

Cargo: Administrador Júnior / Questão 60

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

As negociações são constantes no mundo dos negócios, nos relacionamentos diários e em tantas outras situações que nem se percebe a importância desse processo. Uma negociação se caracteriza por ser um processo que
  • A. deve conduzir a um acordo que proporcione resultados que atendam aos interesses das partes e que sejam satisfatórios e colaborativos.
  • B. deve atender ao interesse individual da parte que tem maior poder de barganha no processo.
  • C. desconsidera os conflitos de interesse, já que o processo, em si, tem como objetivo identificar a melhor solução para as partes envolvidas.
  • D. é unidirecional, devendo abordar uma única área de interesse, já que a manutenção do foco na solução é o objetivo desse processo.
  • E. requer uma pesquisa documental rigorosa, para que a comunicação possa ser negligenciada, tendo em vista os conflitos que a comunicação gera, por diferenças de interpretação.

Questão 974096

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - RJ (SEPLAG/RJ) 2018

Cargo: Analista de Políticas Públicas - Área Gestão Governamental / Questão 74

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como
  • A. a criação de uma barreira de entrada a novos concorrentes.
  • B. o aumento do poder de barganha dos consumidores.
  • C. uma intervenção protecionista no domínio econômico.
  • D. um incentivo governamental à educação.
  • E. a ampliação da competitividade no setor.

Questão 783075

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2015

Cargo: Técnico Administrativo - Área Apoio Técnico Administrativo - Administração / Questão 56

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento.

A etapa Análise,

  • A. A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento. A etapa Análise,
  • B. desenvolve um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, na qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para o gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente.
  • C. cria as especificações para os processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócios, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócios, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos.
  • D. é a fase que tem por objetivo realizar o desenho aprovado do processo de negócio na forma de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais; prevendo também a elaboração e execução de políticas e procedimentos novos ou revisados.
  • E. tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.

Questão 781180

Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) 2015

Cargo: Agente Penitenciário Federal - Área 1 / Questão 85

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Um processo de negócio é basicamente um trabalho desenvolvido fim a fim que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que entrega valor aos clientes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 733880

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) 2014

Cargo: Administrador / Questão 46

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Uma equipe de projetos está negociando um novo contrato com uma empresa multinacional. Ganhar esse contrato será muito importante para dar maior visibilidade à empresa no mercado e, consequentemente, para ampliar o seu mercado de atuação. Por essa razão, há um grande interesse nessa negociação, e a equipe se sente responsável por conseguir fechar o negócio. Diante dessa situação, uma boa prática no processo de negociação é
  • A. utilizar aspectos emocionais e de caráter particular para sensibilizar a outra parte.
  • B. construir uma relação de confiança mútua entre as partes.
  • C. utilizar critérios subjetivos e subliminares durante o processo.
  • D. buscar maior interação com as pessoas às quais os membros da equipe se assemelham.
  • E. relevar os aspectos referentes ao Código de Ética e aos princípios de conduta da empresa.