Administração Pública Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais Avaliação de desempenho

A legitimidade da ação governamental pode ser incrementada quando uma organização governamental mostra seus resultados de forma mensurável. Uma organização, por meio de medidas de performance, é forçada a formular alvos para vários programas para os quais é responsável e estabelecer o período no qual os alvos devem ser alcançados. Os sistemas de avaliação e medição devem fazer parte do processo de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) proporciona a medição, o monitoramento e o controle dos resultados da estratégia através de um painel balanceado de indicadores de desempenho, que se refere a quatro dimensões que devem ser trabalhadas pelas organizações, dentre elas,
  • A. a perspectiva de aprendizado: pessoas, informação e organização.
  • B. a avaliação do nível de atendimento atual em relação às expectativas.
  • C. forças e fraquezas da organização e oportunidades e ameaças que a envolvem.
  • D. a identificação de futuros possíveis, de fatos portadores de futuro, de suas probabilidades e de seus impactos.
  • E. a identificação de melhores práticas de organizações similares, o estudo dessas práticas e a verificação das possibilidades de adoção das mesmas.